
Moçambique aberto a estudar conversão da dívida em investimento climático
O Governo moçambicano está disponível para negociar a conversão de dívida em mecanismo de financiamento à “transição climática” com Portugal, disse à Lusa fonte do Ministério da Economia e Finanças.
“Estamos receptivos e disponíveis para avaliar com os nossos parceiros a viabilidade e possibilidade de conversão da dívida em mecanismo de financiamento à transição climática”, afirmou a fonte.
A exposição e vulnerabilidade de Moçambique ao impacto das mudanças climáticas aumentam o interesse do país em analisar com os seus parceiros de cooperação esta modalidade de conversão da dívida, acrescentou.
“É uma abordagem que tem sido estudada com diversos parceiros e podemos discutir com Portugal também”, enfatizou.
Em Junho deste ano, os governos de Portugal e Cabo Verde assinaram um acordo que permite a conversão de dívida em investimento para acelerar a transição climática e promover as economias verde e azul no país africano.
A dívida de Moçambique a Portugal ronda os 675 milhões de euros.
O Estado moçambicano fechou o terceiro trimestre com um ‘stock’ de dívida pública de 971.788 milhões de meticais, um aumento de 5,1% face ao final de 2022, segundo dados oficiais.
“Este agravamento foi largamente influenciado pela evolução da dívida interna, num contexto de relativa estabilização da dívida externa”, lê-se no relatório do balanço económico e social da execução do Orçamento do Estado de Janeiro a Setembro de 2023, a que a Lusa teve acesso.
No documento, o Ministério da Economia e Finanças refere que a dívida externa manteve-se praticamente inalterada até Setembro, em 643.491 milhões de meticais, enquanto a dívida interna cresceu 16%, face a Dezembro, chegando a 328.296 milhões de meticais no final de Setembro.
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














