
Moçambique e Emiratos Árabes Unidos reforçam cooperação na área de meteorologia
- O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM) e o Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos (NCM) reforçaram a sua colaboração para melhorar a provisão dos serviços meteorológicos e climáticos, através de um memorando de entendimento (MdE).
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, testemunhou a assinatura do memorando à margem da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que decorre entre 30 de Novembro a 12 de Dezembro, no Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Na sua intervenção, sua intervenção, reconheceu a importância e, incentivou a implementação desta parceria entre o INAM e o NCM, “pois reforça a resiliência do país às alterações climáticas, através da melhoria da provisão de serviços meteorológicos, visando o reforço do sistema de aviso prévio e adaptação as mudanças climáticas em Moçambique”.
Magala disse ainda que, a implementação do memorando vai servir de alavanca para a materialização da orientação do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, sobre a nova iniciativa de fornecer a todos os cidadãos do planeta, nos próximos 5 anos, um sistema integrado de Aviso-Prévio para uma Acção Antecipada.
Como parte da parceria, reconhecendo a importância da cooperação bilateral em matéria de meteorologia entre as Partes, os dois institutos meteorológicos vão colaborar na criação e melhoria da capacidade técnica institucional, necessária para a provisão de aviso prévio, garantindo a rápida disseminação de informação crucial conducente a uma acção antecipada.
A cooperação permitirá unir os esforços das Partes em prol do interesse mútuo nas áreas de formação, pesquisa, partilha das melhores práticas técnicas de observação e previsão do estado de tempo, comunicação de alertas bem como a ciência da chuva artificial.
Na sequência, Magala visitou as instalações do NCM e reiterou-se do processo e tecnologia existente para a produção de chuva artificial, uma tecnologia que pode ser usada em Moçambique nas zonas áridas, onde tem havido escassez de chuva.
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Mais Vistos
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















