Moçambique em queda livre no Índice de Competitividade Global

0
1333

Moçambique registou uma queda de quatro lugares na mais recente avalização do Índice de Competitividade Global. A título de exemplo, em 2018, o País encontrava-se no 133ª posição para este ano se posicionar na 137ª posição do ranking daquele observatório internacional.

No que tange a lusofonia, Portugal é o melhor classificado com 70,4 pontos (34ª posição), seguido do Brasil (71ª posição) com 60,9 pontos.

Quanto aposição dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), Moçambique é menos competitivo, contudo, Angola subiu mais quatros pontos.

Ao nível dos países da África subsaariana, as Ilhas Maurícias lideram com 64,3 pontos (posição 52 no ranking mundial), segue-se a África do Sul com 62,4 pontos (60ª posição) e Seychelles com 59,6 pontos (76ª posição), indica o relatório da WEF.

Singapura é a economia mais competitiva do mundo. Chade é o pior e Moçambique é apenas o 137 de um total de 141 países analisados pelo World Economic Forum (WEF)  na edição de 2019.

Singapura somou 84,8 pontos em 100 possíveis, relegando os Estados da América (EUA) para a segunda posição com 83,7 pontos.

Por sua vez, Hong Kong fecha o pódio das economias mais competitivas do mundo com 83,1 pontos.

Refira-se que o GCI é um índice respeitado internacionalmente, que avalia a competitividade de economias e o desempenho dos mercados de forma bastante detalhada.

O mesmo faz parte do Global Competitiveness Report (GCR), relatório publicado anualmente pelo Fórum Económico Mundial desde 1979.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.