Moçambique exportou 232 mil toneladas de feijão bóer no período compreendido entre 01 de Janeiro a 21 de Novembro de 2023.

Com 209 toneladas, correspondente a 90 por cento das exportações, a Índia ocupa o primeiro lugar dos países que receberam maior quantidade de feijão bóer , no âmbito do Memorando de Entendimento entre os Governos de Moçambique e Índia 2023-2026.

“É nesta senda que Moçambique exportou 232,635.775 kg de feijão bóer para Índia, Emirados Árabes Unidos, Honduras, Indonésia, Malawi, Reino Unido e Tanzânia, no período compreendido entre 01 de Janeiro a 21 de Novembro de 2023”, lê-se no documento.

O Ministério da Indústria e Comércio explica em comunicado que o sucesso é fruto da diplomacia económica que o governo de Moçambique tem vindo a negociar acordos, promover e facilitar o incremento do acesso preferencial de produtos nacionais aos mercados bilaterais e multilaterais, com vista a diversificação das exportações e de mercados.

Segundo os dados da MCNET, Moçambique exportou para os Emirados Árabes Unidos 21 toneladas, Honduras (250 toneladas), Indonésia (250 toneladas), Malawi (1,620) Reino Unido (130) e Tanzânia (97 toneladas)

Diz o MIC que o Governo continua a impulsionar a produção nacional, com vista a incrementar os níveis de exportação e melhorar a balança comercial no país, através da Plataforma MozExport, que está centrada no estabelecimento de acordos comerciais e oportunidades para a diversificação das exportações.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.