
Moçambique Reafirma Compromisso com a Zona de Comércio Livre Continental
Destaques:
- Ministra dos Negócios Estrangeiros garantiu que o país está a criar condições para operacionalizar a ZCLCA;
- Intervenção foi feita durante a 47.ª Reunião do Conselho Executivo da União Africana, em Malabo;
- Secretariado da ZCLCA foi elogiado pelo crescimento da adesão dos países membros.
Moçambique reafirmou a sua determinação em avançar com a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), destacando os esforços em curso para consolidar o comércio intra-regional e dinamizar as trocas comerciais dentro do continente.
Durante a sua intervenção na 47.ª Reunião do Conselho Executivo da União Africana, realizada em Malabo, capital da Guiné Equatorial, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, sublinhou que Moçambique está firmemente empenhado em materializar os compromissos assumidos no âmbito da ZCLCA.
“Estão a ser criadas todas as condições para a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana, com a intenção de promover o comércio intra-regional e intra-continental”, declarou a Ministra, reforçando o papel estratégico da integração económica africana para o crescimento sustentável do continente.
A governante felicitou ainda o Secretariado da ZCLCA pelo trabalho desenvolvido, que se reflecte num aumento assinalável do número de países aderentes ao mecanismo de comércio livre, sinalizando a confiança colectiva dos Estados membros na iniciativa.
À margem do encontro, Maria Manuela Lucas assistiu à eleição de novos dirigentes da União Africana, nomeadamente Francisca T. Balope (Guiné Equatorial), para o cargo de Comissária de Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais; Gaspard Banyankibona (Burundi), como Comissário para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; e cinco novos membros do Conselho Consultivo da UA contra a Corrupção.
Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
EUA e Rússia negociam sem a Ucrânia enquanto Moscovo impõe novas exigências
18 de Fevereiro, 2025 -
Seguradoras querem regime jurídico incentivador e progressista
26 de Abril, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Índia Investe 18 Mil Milhões USD Para Se Tornar Potência Global Em Semicondutores
23 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023