Moçambique Reafirma Compromisso com a Zona de Comércio Livre Continental

0
84

Destaques:

  • Ministra dos Negócios Estrangeiros garantiu que o país está a criar condições para operacionalizar a ZCLCA;
  • Intervenção foi feita durante a 47.ª Reunião do Conselho Executivo da União Africana, em Malabo;
  • Secretariado da ZCLCA foi elogiado pelo crescimento da adesão dos países membros.

Moçambique reafirmou a sua determinação em avançar com a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), destacando os esforços em curso para consolidar o comércio intra-regional e dinamizar as trocas comerciais dentro do continente.

Durante a sua intervenção na 47.ª Reunião do Conselho Executivo da União Africana, realizada em Malabo, capital da Guiné Equatorial, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, sublinhou que Moçambique está firmemente empenhado em materializar os compromissos assumidos no âmbito da ZCLCA.

“Estão a ser criadas todas as condições para a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana, com a intenção de promover o comércio intra-regional e intra-continental”, declarou a Ministra, reforçando o papel estratégico da integração económica africana para o crescimento sustentável do continente.

A governante felicitou ainda o Secretariado da ZCLCA pelo trabalho desenvolvido, que se reflecte num aumento assinalável do número de países aderentes ao mecanismo de comércio livre, sinalizando a confiança colectiva dos Estados membros na iniciativa.

À margem do encontro, Maria Manuela Lucas assistiu à eleição de novos dirigentes da União Africana, nomeadamente Francisca T. Balope (Guiné Equatorial), para o cargo de Comissária de Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais; Gaspard Banyankibona (Burundi), como Comissário para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; e cinco novos membros do Conselho Consultivo da UA contra a Corrupção.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.