
Moçambique reitera Importância da Integração regional com países e Ilhas do Oceano Índico
O governo de Moçambique reforçou a importância da integração regional entre os países e ilhas do Oceano Índico, numa declaração da ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo. A posição foi expressa durante a audiência com Ben Issa Ousseni, Presidente do Conselho Departamental de Mayotte, entidade francesa.
Na ocasião, Moçambique e os membros do Comité de Acompanhamento do Programa INTERREG VI do Canal de Moçambique discutiram a cooperação regional para 2026/2027. O INTERREG VI, uma iniciativa apoiada pela União Europeia, visa fortalecer laços entre Mayotte, Reunião, Comores, Madagáscar e Moçambique, promovendo áreas como proteção ambiental, desenvolvimento sustentável, formação, gestão de recursos naturais e economia.
“Reiteramos a importância da integração regional para unir recursos em prol do desenvolvimento local, estimulando a produção, comércio, pesquisa, inovação e turismo”, afirmou Macamo, que vê no INTERREG VI uma plataforma para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e fomentar o desenvolvimento sustentável.
O Presidente Ben Issa Ousseni enfatizou a necessidade de cooperação internacional para a gestão sustentável dos recursos marítimos e o desenvolvimento regional. Ele também destacou a disposição de Mayotte para colaborar com Moçambique em intercâmbios de experiências e participação no Fórum Económico das Ilhas Comores, em novembro.
Esta parceria reforça a união dos países e ilhas do Oceano Índico em torno de metas comuns, consolidando um desenvolvimento que equilibre crescimento económico e preservação ambiental.
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














