Não esperem ser herdeiros, mas sim continuadores. Não corram atrás de muitos sonhos, mas sim atrás de um grande sonho.

0
1178

 – Aconselhou o empresário Salimo Abdula aos jovens empreendedores reunidos na 9ª Conferência Nacional de Jovens Empreendedores

Volvidos 30 anos alguns os desafios a volta do ambiente de negócios em Moçambique continuam os mesmos.

“Quando me envolvi num movimento associativo tínhamos os mesmos desafios, e passados estes todos anos os desafios continuam, não percam a esperança, mas não deixem que os vossos filhos ainda voltem com esses desafios, a ANJE pode contar com todas as organizações que eu puder influenciar, para apoiar, porque os desafios de hoje não são só estes. A sociedade moçambicana composta por vocês e outros que não puderam estar aqui, têm muito mais formação de que tinha a juventude na minha altura, por isso a competitividade vai ser maior, continuem a ser persistentes nos vossos desafios”. Disse o empresário perante uma audiência ávida de ouvir quem fala por experiência e risco próprio.

O Ex Presidente da CTA, da ACM, e actualmente PCA da Intelec Holdings, disse que se dirigia a uma audiência constituída por “aqueles que certamente vão fazer a diferença na nossa sociedade”

“Enganam-se os que pensam que nas outras alturas foi tudo fácil e enganamo-nos quando se pensamos que agora é tudo mais fácil. Penso que a cada momento o desafio de uma sociedade é diferente”. Elucidou Salimo Abdula.

Na sua alocução aos jovens empreendedores e candidatos a empreendedores, o empresário falou da história do empresariado moçambicano, no período pós-independência e depois, com a introdução da introdução economia de mercado, momentos que classificou de oportunidades.

“Se não fosse a independência nacional eu não teria tido as oportunidades que tive”. Reconheceu Salimo Abdula, tendo ainda partilhado o seu percurso pessoal, as suas origens humildes, os sacrifícios que teve que fazer, as privações que passou, os valores que o definiam desde mito cedo enquanto individuo e cidadão, que constituíram os ingredientes que resultaram naquilo que é hoje a sua pessoa como empresário, cidadão e chefe de família.

“Podemos ser traiçoeiros ou esquemáticos para fazermos uma certa bolada, mas a mentira tem pernas curtas”. Alertou Salimo Abdula, dirigindo-se particularmente aos jovens que procuram soluções fáceis para as suas ambições e necessidades diversas.

“Muitas vezes temos um grande negócio, ganhamos muito dinheiro e pensamos que somo um grande empresário, e o resultado é que confundimos a receita com o proveito ocasional, o dinheiro acaba e a desgraça vem”. Enfatizou Salimo Abdula.

“Vocês que estão a começar a fazer o negócio têm de ter em conta nunca confundir a receita com o lucro. A emoção é a inimiga da ação”. Frisou.

O empresário à quem recentemente lhe foi outorgado o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade da Africa do Sul (UNISA), disse aos jovens que estes têm o poder de mudar o valor e a qualidade de vida de moçambicanos.

“Não esperem ser herdeiros, mas sim continuadores. Não corram atrás de muitos sonhos, mas sim atrás de um grande sonho.” Concluiu Salimo Abdula.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.