
Ncondezi prossegue com projecto de parque solar de 300 MW em Moçambique
A empresa africana de desenvolvimento de energia, Ncondezi Energy Ltd, assegurou direitos de uso exclusivo de terra para uma área em Moçambique, onde esta planeia construir mais um complexo de armazenamento solar de 300 MW.
O contrato com o Governo é assegurado para uma área na província de Tete, cobrindo 950 hectares, disse a Ncondezi, na Segunda-feira. A área localiza-se numa planta de força termal à base de carvão e tem o potencial de produzir até uma capacidade voltaica de 500 MW.
A Ncondezi iniciou o estudo da viabilidade do projecto em Julho de 2022 e completou-o três meses depois, concluindo que o esquema é tecnicamente viável no local de preferência. Espera-se que esta actualize as opções de transmissão de preferência nos próximos dois meses.
Planeada a sua instalação na concessão da Mineira de Ncondezi, nos distritos de Moatize e Chiúta, o parque irá prover a primeira energia para a rede, a partir de 60 MW, até 2024. Todo o projecto poderá ser entregue em 28 meses, disse a agente de desenvolvimento em Outubro.
Potencialmente, a energia do parque solar será vendida em Moçambique e no Grupo de Energia da África Austral.














