
Niassa a caminho da realização do I Fórum de Investimentos
O evento decorrerá sob lema “Agricultura & Energia como Factores Dinamizadores do Desenvolvimento da Província do Niassa”, no próximo dia 10 de Novembro, é consequência de uma série de iniciativas que têm sido levadas a cabo, de um tempo à esta parte, visando promover o crescimento económico e desenvolvimento sustentável da Província.
Com efeito na conferência de investidores realizada em 2018, a Província lançou o seu Plano Estratégico 2018-2029, onde constam como prioridades os sectores da agricultura & agronegócio, turismo e conservação e, recursos minerais, alicerçadas por quatro pilares estruturantes nomeadamente, infra-estruturas viárias, de Logística e de Comunicações, Infraestruturas de Energia, infraestruturas de água e saneamento e desenvolvimento social e Governação.
Como resultados dessa conferência, foram financiados 22 projectos de um total de 58, do sector público e do sector privado.
Assim, para continuar com a mobilização de investidores nacionais e internacionais e a criação de parcerias, o Governo da Província do Niassa, em parceria com a Associação agro industrial e comercial de Niassa (AAIGICON) e a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) vão realizar I Fórum de Investimento do Niassa.
Informações sobre a iniciativa a que O.Económico teve acesso, indicam que as potencialidades agrícolas tornam Niassa peculiar, particularmente na agricultura com culturas até orgânicas de que hoje o mundo muito procura e com preços bastantes atractivos para o produtor e/ou agregador.
As informações dos organizadores indica ainda que, a vastidão de florestas que a província detém, pode ser uma grande potencialidade a ser explorada no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e uma grande janela de oportunidades a ser explorada e capitalizada particularmente na contribuição que a Província poderia dar nos créditos de Carbono.
No entanto, a fraca expansão da rede eléctrica pelas comunidades da província constitui um desafio que poderá ser também uma grande oportunidade de investimento, aproveitando-se os recursos naturais existentes que podem catapultar o cumprimento da agenda de electrificação do País promovida pelo Governo no âmbito do Projecto Energia para todos até 2030.
É assim que, para os organizadores, colocando em evidência as adversidades e factores de competitividade identificados, a realização do Fórum de Investimento é considerada uma oportunidade única para mobilização de investimentos para a Província
O Primeiro Fórum de Investimentos do Niassa apresentar-se-á com enfoque em duas grandes áreas, designadamente, agricultura e Agro-negócio e, infra-estruturas de energia.
Daniel Chapo Convida Empresários Argelinos a Apostar em Moçambique
8 de Setembro, 2025Sector Privado Pressiona por Alívio da Carga Tributária em Moçambique
5 de Setembro, 2025Chapo Leva Estratégias de Cooperação Económica e Comercial à Argélia
4 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Governo prorroga isenção do IVA para produtos básicos até Dezembro de 2025
26 de Fevereiro, 2025 -
FACIM 2025: Forte Foco na Internacionalização Económica
6 de Agosto, 2025

Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023