Niassa a caminho da realização do I Fórum de Investimentos

0
774

O evento decorrerá sob lema “Agricultura & Energia como Factores Dinamizadores do Desenvolvimento da Província do Niassa”, no próximo dia 10 de Novembro,  é consequência de uma série de iniciativas que têm sido levadas a cabo, de um tempo à esta parte, visando promover o crescimento económico e desenvolvimento sustentável da Província.

Com efeito na conferência de investidores realizada em 2018, a Província lançou o seu Plano Estratégico 2018-2029, onde constam como prioridades os sectores da agricultura & agronegócio,  turismo e conservação e, recursos minerais, alicerçadas por quatro pilares estruturantes nomeadamente, infra-estruturas viárias, de Logística e de Comunicações,  Infraestruturas de Energia,  infraestruturas de água e saneamento e  desenvolvimento social e Governação.

Como resultados dessa conferência, foram financiados 22 projectos de um total de 58,  do sector público e do sector privado.

Assim, para continuar com a mobilização de investidores nacionais e internacionais e a criação de parcerias, o Governo da Província do Niassa, em parceria com a Associação agro industrial e comercial de Niassa (AAIGICON) e a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) vão realizar I Fórum de Investimento do Niassa.

Informações sobre a iniciativa a que O.Económico teve acesso, indicam que as potencialidades agrícolas tornam Niassa peculiar, particularmente na agricultura com culturas até orgânicas de que hoje o mundo muito procura e com preços bastantes atractivos para o produtor e/ou agregador.

As informações dos organizadores indica ainda que, a vastidão de florestas que a província detém, pode ser uma grande potencialidade a ser explorada no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e uma grande janela de oportunidades a ser explorada e capitalizada particularmente na contribuição que a Província poderia dar nos créditos de Carbono.

No entanto, a fraca expansão da rede eléctrica pelas comunidades da província constitui um desafio que poderá ser também uma grande oportunidade de investimento, aproveitando-se os recursos naturais existentes que podem catapultar o cumprimento da agenda de electrificação do País promovida pelo Governo no âmbito do Projecto Energia para todos até 2030.

É assim que, para os organizadores, colocando em evidência as adversidades e factores de competitividade identificados, a realização do Fórum de Investimento é considerada uma oportunidade única para mobilização de investimentos para a Província

O  Primeiro Fórum de Investimentos do Niassa apresentar-se-á  com enfoque em duas grandes áreas,  designadamente, agricultura e Agro-negócio e, infra-estruturas de energia.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.