
Ouro regista segunda queda semanal enquanto mercado aguarda dados dos salários nos EUA
Os preços do ouro registaram uma ligeira subida na sexta-feira, 6 de dezembro, mas mantiveram-se no caminho para uma segunda semana consecutiva de perdas. O mercado permanece cauteloso, aguardando os dados da folha de pagamento dos Estados Unidos, que podem oferecer novas pistas sobre a política monetária do Federal Reserve.
O ouro à vista valorizou-se 0,2%, atingindo 2.638,45 dólares por onça às 06:27 GMT, enquanto os futuros do ouro nos EUA subiram 0,5%, fixando-se em 2.660,50 dólares. Apesar desta recuperação, o ouro acumulou uma queda semanal de 0,5%, após ter atingido o seu menor valor desde 26 de Novembro.
Nicholas Frappell, chefe global de mercados institucionais da ABC Refinery, afirmou que o atual desempenho do ouro reflete um reposicionamento do mercado antes da divulgação dos dados cruciais sobre o emprego nos EUA.
Expectativas sobre a folha de pagamento dos EUA
Os mercados aguardam o relatório de folhas de pagamento não agrícolas, previsto para as 13:30 GMT. A expectativa é de um aumento de 200.000 novos empregos em Novembro, um salto significativo em relação ao acréscimo de 12.000 em Outubro. Estes números serão determinantes para ajustar as expectativas sobre cortes futuros nas taxas de juro pelo Federal Reserve.
Jerome Powell, presidente do Fed, reiterou na quarta-feira que a economia dos EUA demonstrou maior resiliência do que o esperado em setembro, quando começaram os cortes das taxas de juro. Esta situação oferece aos decisores políticos a oportunidade de adotar uma postura mais cautelosa nas reduções subsequentes. A ferramenta FedWatch do CME Group indica uma probabilidade de 70,1% de um corte de 25 pontos-base na reunião do Fed marcada para 17 a 18 de dezembro.
Tendências e suporte técnico
Para Dezembro, Jigar Trivedi, analista sénior da Reliance Securities, projeta níveis de suporte em 2.550 dólares e resistência em 2.700 dólares para o ouro. Segundo o analista, “o tom do mercado será de baixa nas próximas semanas devido à reserva de lucros após a forte recuperação registada ao longo do ano”.
O ouro ganhou mais de 27% em 2024, alcançando múltiplos recordes anuais. Este desempenho reflete a combinação de cortes nas taxas do Fed e o aumento das tensões geopolíticas, que reforçaram o apelo do metal como ativo de refúgio.
Outros metais preciosos
No mercado de outros metais preciosos, a prata à vista manteve-se estável em 31,35 dólares por onça, acumulando um aumento semanal de mais de 2%. A platina valorizou-se 0,3%, para 940,94 dólares, enquanto o paládio registou um ganho de 1,2%, atingindo 974,46 dólares. No entanto, ambos os metais estão a caminho de uma segunda semana consecutiva de perdas.
Com os dados de emprego dos EUA e as expectativas de política monetária do Fed a dominarem o sentimento do mercado, o ouro enfrenta uma fase de consolidação. Embora o metal precioso tenha beneficiado de um ano forte, as próximas semanas poderão ser caracterizadas por uma pausa nas subidas, à medida que os investidores ajustam as suas posições. As decisões do Federal Reserve e a evolução das tensões geopolíticas continuarão a desempenhar papéis cruciais na definição das tendências futuras.
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025TRUMP REDUZ TARIFAS À CHINA EM TROCA DE ACORDO SOBRE FENTANIL E METAIS RAROS
30 de Outubro, 2025PETRÓLEO ABRANDOU MESMO APÓS REDUÇÃO DE TARIFAS ENTRE EUA E CHINA
30 de Outubro, 2025OURO AVANÇA COM RECUO DO DÓLAR E CORTE DE TAXAS DA FEDERAL RESERVE
30 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Banco de Moçambique pondera ajustar a política monetária adoptada em 2023
26 de Janeiro, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














