Mitsui acelera rumo ao relançamento do projecto de GNL em Moçambique em colaboração com TotalEnergies
A empresa japonesa Mitsui & Co. está a dar os passos finais, em parceria com a TotalEnergies e o Governo moçambicano, para retomar a construção do ambicioso projecto de gás natural liquefeito (GNL) de Moçambique, avaliado em 20 mil milhões de dólares americanos. O anúncio foi feito pelo CEO da Mitsui, Kenichi Hori, na quinta-feira, 5 de Dezembro, citado pela agência Reuters, que acrescenta que Kenichi Hori afirma que “os esforços para estabilizar a segurança na área estão a apresentar resultados encorajadores”.
“Estamos na fase final de preparação”
Kenichi Hori revelou que a empresa está a colaborar estreitamente com a TotalEnergies e o Governo para garantir as condições necessárias ao reinício da construção. “Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o operador Total e o Governo de Moçambique para garantir a segurança e finalizar os preparativos para retomar a construção”, afirmou.
O executivo destacou que, embora ainda existam desafios significativos, como a gestão de riscos locais, os preparativos estão em fase avançada. “Continuam a existir vários pontos de controlo importantes, mas estamos agora nas fases finais de preparação para reiniciar a construção o mais rapidamente possível”, declarou.
Financiamento e competitividade do projecto
A forte competitividade do projecto foi outro ponto enfatizado por Hori, que destacou as reservas substanciais e a qualidade do gás natural. Além disso, o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanne, já havia assegurado, em Outubro, que entre 70% e 80% de um pacote de financiamento de 14 mil milhões de dólares foi reconfirmado pelos financiadores.
Pouyanne mencionou que ainda aguarda a luz verde de três agências de crédito, algumas localizadas em países ocidentais que ajustaram as suas políticas em relação ao gás. “Assim que isso esteja assegurado, avançaremos”, afirmou.
Aposta da Mitsui no GNL como solução de transição energética
O projecto de GNL em Moçambique é parte de uma estratégia mais ampla da Mitsui para expandir o seu portfólio de negócios de gás natural. Segundo Kenichi Hori, a empresa está comprometida em manter o GNL como uma solução central para a transição energética global.
Além de Moçambique, a Mitsui está também envolvida na expansão do projecto Cameron LNG, nos Estados Unidos, em parceria com a Sempra Energy, TotalEnergies e outros investidores. A decisão final de investimento para a expansão do Cameron LNG está próxima de ser concretizada, indicou Hori, reforçando o compromisso da Mitsui com o crescimento sustentável no setor de GNL.
O provável relançamento do projecto de GNL em Moçambique representa um marco significativo para a economia do País, ao mesmo tempo que reforça a posição estratégica da Mitsui e da TotalEnergies no mercado global de energia. Com o progresso nas condições de segurança e o fortalecimento do apoio financeiro, o projecto promete ser um pilar crucial na transformação energética de Moçambique e no fornecimento de energia a mercados globais.
Comentários
Eni compromete-se a projectar Moçambique na indústria global de GNL
17 de Janeiro, 2025TotalEnergies substitui gestor do projecto Mozambique LNG
14 de Janeiro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023