PAE: Governo recruta especialistas para o Fundo de Garantias Mutuárias

0
1343

O Ministério da Economia e Finanças lançou um concurso público internacional visando recrutar especialistas para preencher o quadro de pessoal do Fundo de Garantias Mutuárias anunciado recentemente, soube O.Económico de uma fonte do executivo.

Trata-se de um gestor de fundos, um gestor de risco de crédito e operacional e um gestor de compliance.

O Banco Mundial anunciou semana passada a aprovação pelo seu Conselho de Administração de um pacote de 300 milhões de dólares para Moçambique para financiar o Fundo de Garantias Mutuárias para garantir acesso crédito a micro, pequenas e médias empresas, incluindo mulheres empresárias.

Há uma forte expectativa do sector privado e soubemos de uma fonte do Ministério da Economia e Finanças, em Whashington, ontem, domingo, que dois dos maiores bancos do País já estão a passar pelo crivo do Banco Mundial para se qualificarem para o Fundo de Garantias Mutuárias.

Não se conhecem ainda as taxas de juros que serão aplicadas no quadro da implementação do referido fundo mas estará abaixo das normalmente aplicadas pelos bancos comerciais.

O acesso ao crédito em Moçambique é uma limitante para as micro, pequenas e médias empresas, limitando o seu crescimento e expansão, sendo que a medida de constituição de um fundo de garantia mutuária procura dar resposta àquele desafio.

O Fundo permitirá à banca comercial disponibilizar recursos financeiros para fortalecer a capacidade de investimento a taxas de juros “mais acessíveis” para as micro, pequenas e médias empresas que actuam nos sectores da agricultura, piscicultura, comercialização e processamento agrícola, turismo e habitação.

Em Agosto de 2022 o Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou 20 medidas de estímulo à economia, fazendo parte do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), de que faz parte uma linha de financiamento às PMEs.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.