O Reino Unido pretende duplicar as trocas comerciais com Moçambique saindo dos actuais 220 para 400 milhões de libras nos próximos três anos, no quadro da promoção e desenvolvimento de parcerias bilaterais nas áreas do comércio e de investimento.

A duplicação dos investimentos e trocas comerciais terão em conta os planos em curso, sobretudo, nas áreas de energia, mineira, indústria do gás, agricultura entre outras com grande potencial económico.

Alta Comissária Britânica, Helen Lewis

A vontade foi manifestada ontem, em Maputo, pela Alta Comissária Britânica, Helen Lewis, na abertura de um Fórum de Negócios Moçambique – Reino Unido, centrado na promoção de oportunidades mutuamente benéficas.

Segundo Helen Lewis, o potencial energético e as vastas reservas de recursos naturais que Moçambique detém, poderão transformar o país num dos maiores produtores e exportadores de energia do mundo.

“O Reino Unido tem experiência e conhecimento nestas matérias, e trabalhando conjuntamente com o Governo de Moçambique, poderá criar mais oportunidades de investimento do sector enérgico”, disse a diplomata.

De acordo com a fonte, o Reino Unido também tem conhecimento no sector agrícola, na mineração, nas infra-estruturas sustentáveis, e na educação, que podem ser transmitidos às empresas moçambicanas que apostam nestas áreas.

Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias

Por seu turno, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, que fez a abertura do evento, disse que Moçambique e o Reino Unido tem uma convivência comercial que oferece de forma recíproca, inúmeras oportunidades e vantagens em vários domínios.

Segundo Carlos Zacarias, a capacidade competitiva do Reino Unido em termos de capital, tecnologia, experiência e parceria que oferece, faz dela um parceiro privilegiado de Moçambique, sobretudo considerando-se que o Reino Unido é o terceiro maior exportador da Europa.

Por outro lado, a balança comercial dos últimos cinco anos com esta nação insular situada no noroeste da Europa, apesar de ter sido favorável para Moçambique, registou um crescimento assinalável a nível do total das exportações (cifradas em 2 299,6 milhões de dólares contra 567,4 milhões de dólares de importações), ela ainda apresenta uma elasticidade de oportunidade e um enorme espaço para a diversificação e crescimento equilibrado da carteira de investimentos e comércio.

O fórum que reúne cerca de quinhentas pessoas em representação de empresas de ambos os lados termina hoje. O mesmo é co-organizado pelo Alto Comissariado Britânico em Moçambique e o Ministério da Indústria e Comércio. O evento antecede a Cimeira de Investimento Reino Unido-África que terá lugar em Abril do próximo ano.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.