Petróleo mantém estabilidade em negociações fracas enquanto se projecta 2025

0
169

O mercado petrolífero apresentou estabilidade, com os investidores a concentrarem-se nos riscos associados ao ano de 2025, incluindo a oferta abundante e a imprevisibilidade política do novo governo de Donald Trump.

O West Texas Intermediate (WTI) manteve-se próximo dos 71 dólares por barril em negociações reduzidas, após um aumento de 1,6% na semana passada, enquanto o Brent se fixou acima dos 74 dólares. As expectativas indicam que o mercado estará em excesso de oferta no próximo ano, o que poderá dificultar a reactivação da produção ociosa pela OPEP e seus aliados.

O petróleo bruto caminha para fechar o ano em perda, com negociações confinadas a uma faixa estreita desde meados de Outubro. O mercado tem oscilado entre sinais de alta e baixa, pressionado pelas hostilidades persistentes no Médio Oriente e pelas preocupações com a procura chinesa, a maior importadora mundial de petróleo.

As acções do Presidente eleito Donald Trump, que tomará posse no próximo mês, mantêm o mercado em estado de alerta. Trump já ameaçou impor tarifas aos produtores de petróleo do Canadá e do México, enquanto o seu conselheiro de segurança nacional prometeu intensificar a “pressão máxima” sobre o Irão.

“O principal tema no mercado será a direcção política do segundo mandato de Trump”, afirmou Kim Kwangrae, analista de commodities da Samsung Futures Inc. Segundo ele, a OPEP+ pode ter perdido o momento ideal para restaurar a produção suspensa, considerando a perspectiva de oferta abundante e a desaceleração da procura.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.