![](https://www.oeconomico.com/wp-content/uploads/2024/07/Crescimento-da-demanda-global-por-petroleo-desacelera-ainda-mais-com-o-esfriamento-da-China-AIE.jpg)
Petróleo sobe com expectativas de aumento da procura após flexibilização monetária na China
Os preços do petróleo registaram uma subida na manhã desta quarta-feira, 11/12., impulsionados pela expectativa de um aumento na procura devido à política monetária mais flexível anunciada pela China, maior importador mundial de petróleo bruto.
Às 04h30 GMT, os futuros do petróleo Brent subiram 36 cêntimos, ou 0,5%, para 72,55 dólares por barril, enquanto os futuros do West Texas Intermediate (WTI) avançaram também 36 cêntimos, ou 0,5%, para 68,95 dólares por barril. Este aumento reflecte o optimismo dos mercados em relação às medidas de estímulo económico previstas para 2025.
A China anunciou, na segunda-feira, 09/12, uma política monetária “adequadamente frouxa” para o próximo ano, marcando a primeira flexibilização em 14 anos. A estratégia visa reanimar a economia chinesa, que tem enfrentado desafios no crescimento. “Os sinais mais fortes das autoridades chinesas reacenderam as esperanças de medidas de estímulo mais robustas em 2025”, comentou Yeap Jun Rong, estratega de mercado da IG.
Em Novembro, as importações chinesas de petróleo bruto cresceram pela primeira vez em sete meses, registando um aumento de mais de 14% em relação ao ano anterior. Contudo, especialistas alertam que as mudanças de política monetária na China podem não ser suficientes para neutralizar os potenciais impactos de políticas comerciais restritivas vindas dos Estados Unidos.
Aumento de Stocks nos EUA
Nos Estados Unidos, os dados preliminares divulgados pelo American Petroleum Institute (API) indicam um aumento de 499.000 barris nos stocks de petróleo bruto na semana encerrada em 6 de Dezembro. Além disso, os stocks de gasolina subiram 2,85 milhões de barris e os de destilados aumentaram 2,45 milhões de barris.
Os dados oficiais da Administração de Informações de Energia dos EUA (EIA) serão divulgados ainda hoje, e os analistas consultados pela Reuters esperam um declínio de 900.000 barris nos stocks de petróleo bruto e um aumento de 1,7 milhões de barris nos de gasolina.
Perspectivas limitadas
Apesar da reacção positiva do mercado, os analistas mantêm uma visão cautelosa, dado que os participantes ainda aguardam mais detalhes concretos sobre os estímulos económicos da China. Mukesh Sahdev, chefe de análise de petróleo da Rystad Energy, ressalvou que as mudanças políticas da China podem, na melhor das hipóteses, limitar os impactos negativos no mercado global de petróleo.
O mercado de petróleo continua a ser influenciado por factores geopolíticos e económicos, mas a flexibilização monetária da China e os dados sobre stocks nos EUA desempenham um papel central na definição das perspectivas de curto prazo.
Comentários
Petróleo em Alta Reforça Preocupações com o Fornecimento Global
16 de Janeiro, 2025
Mais notícias
-
FMI diz que Moçambique deve repensar benefícios fiscais – Lusa
12 de Julho, 2024 -
HÁ UM DESVIO NO PACOTE FISCAL RELATIVAMENTE A ABORDAGEM DO PAE
28 de Outubro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023