Plataforma Ferro-Portuária passa a partilhar dados para eficiências nas operações

0
708
  • Uma plataforma vai ser lançada no próximo mês para assegurar a partilha de informação entre as empresas Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – CFM e Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo – MPDC, o que contribuirá para elevar a eficiência nas operações.

Assim, os dados detidos pelo MPDC poderão ser partilhados em tempo real com o CFM, e vice-versa, e, com isso, o processo de gestão ferroviária torna-se mais eficiente.

A informação foi partilhada, em Maputo, pelo presidente do Conselho de Administração dos CFM, Agostinho Langa, que acrescentou que esta medida visa responder aos desafios do sector.

Segundo Langa, a plataforma irá permitir que todos os intervenientes, nomeadamente CFM, MPDC, clientes e agentes transitários, possam visualizar o estado e localização das suas cargas, desde a origem até ao porto, incluindo a previsão de chegada, melhorando o processo de planificação das operações.

 “Somos o ponto de saída e de entrada ao mar dos países do hinterland e devemos exercer essa vocação de forma eficiente. Hoje, mais do que nunca, o país tem, com as infra-estruturas ferro-portuárias de que dispõe, excelente oportunidade para liderar o sector na região. Podemos e devemos ser a base logística da região”, disse.

Defende ainda que, para que o crescimento do Porto de Maputo não dificulte a vida dos residentes da região metropolitana, os CFM têm vindo a trabalhar para garantir que a maior parte da carga hoje transportada por via rodoviária passe para a ferrovia.

Reconheceu que, nos últimos anos, o sistema ferro-portuário moçambicano regista uma enorme demanda, sobretudo dos países vizinhos, com destaque para a África do Sul, Eswatini, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia, que usam o território nacional no seu comércio internacional.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.