fbpx
PMEs receberam MZN 600 milhões dos fundos de garantia de empréstimos

PMEs receberam MZN 600 milhões dos fundos de garantia

1
1070

Pequenas e médias empresas do ramo do agronegócio receberam, nos últimos três anos, perto de 600 milhões de Meticais dos fundos de garantias de empréstimos geridos pela Gapi provenientes do Agro Garante e do SUSTENTA.

O relatório de avaliação aos instrumentos de garantia de empréstimos bancários geridos pela instituição, informa que do total deste financiamento,  400 milhões foram assegurados nos últimos três anos pelo Agro-Garante e os outros 200 milhões de meticais pelo SUSTENTA nos últimos doze meses.

“Cerca de quatrocentos milhões de meticais foram assegurados nos últimos três anos pelo Agro-Garante, linha de crédito concebida e gerida pela Gapi-SI. Outros mais de duzentos milhões de meticais em crédito foram assegurados nos últimos doze meses pelo sistema de garantias do SUSTENTA também gerido pela Gapi” – lê-se no relatório

A avaliação desta linha de negócios da Gapi-Si observa que, no conjunto, estes instrumentos de garantia já beneficiaram mais de 135 Pequenas e Médias Empresas (PME’s) no sector do agronegócio.

Estes instrumentos de crédito estão disponíveis às PME’s através de instituições financeiras filiadas na Associação Moçambicana de Bancos (AMB) as quais submetem as suas solicitações de garantias à Gapi a quem compete aprovar e prestar uma garantia a favor das PME’s.

Na implementação destes instrumentos de garantias a Gapi tem cooperado com Bancos comerciais, como BCI, Millennium-BIM, Moza Banco e FNB.

O Agro-Garante é um sistema de garantias ao agronegócio constituído pela Gapi-SI e está operacional desde 2015. Este instrumento é parte do programa Agro-Investe, que foi financiado pela DANIDA. Garantia SUSTENTA é parte da iniciativa do programa do Governo através do FNDS para o desenvolvimento da agricultura e que é financiado pelo Banco Mundial.

 

Ver mais: 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários