
Porto de Maputo: Extensão da concessão para consolidar posição estratégica na região
- A prorrogação do período da concessão do Porto de Maputo, por mais 25 anos, contados a partir de 2033, permite reforçar a posição e importância desta infra-estrutura ao nível da África Austral e do mundo.
A afirmação foi feita ontem, na Ilha de KaNyaka, pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, reagindo à aprovação, pelo Conselho de Ministros dos termos do investimento adicional a ser realizado no porto.
Mateus Magala acrescentou que no quadro deste alargamento a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo – MPDC, concessionária do porto irá concretizar o seu projecto de realizar investimentos adicionais estimados em US$ 2.060 mil milhões norte-americanos.
Estes investimentos irão assegurar o aumento cada vez mais da capacidade de manuseamento de carga dos actuais 31.4 para 54 milhões de toneladas.
“O Porto de Maputo ao passar a manusear mais de um milhão de contentores estará a jogar na primeira divisão entre os grandes deste sector portuário e logístico”.
Para o governante, a extensão da concessão tem muito significado não só em termos de comércio, mas também na criação de emprego, rendimentos, oportunidades de negócios, desenvolvimento de Moçambique e dos países vizinhos.
O Porto de Maputo é de importância estratégica no comércio externo não só da região Sul de Moçambique, como também de alguns países vizinhos, nomeadamente República da África do Sul, Reino do Eswatini, Botswana e Zimbabwe.
No ano passado, por exemplo, atingiu um novo patamar no manuseamento de carga diversa, com um recorde de 31,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de mais de 16 por cento face a 2022. Do global da mercadoria manuseada, cerca de 25 milhões são minérios segundo o MPDC.
Extensão da concessão do Porto de Maputo deverá render ao Estado mais de US$ 8 mil milhões no 25 anos previstos
O Governo na sessão do Conselho de Ministros de 14 de Novembro de 2023, autorizou o Ministro dos Transportes e Comunicações para, em parceria com a MPDC, acordar os investimentos para a aumentar a capacidade de manuseamento portuário”, disse segunda-feira (20/11) o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala falando na inauguração do Parque de Gestão do Trânsito de Pessene na província meridional de Maputo.
O investimento deverá resultar num retorno directo ao Estado estimado em mais de oito bilhões de dólares ao longo dos próximos 25 anos previstos para a extensão da concessão.
Com o investimento, espera-se criar capacidade para atender o potencial de crescimento de mercadorias que transitam no corredor de Maputo, aumentando a capacidade de manuseamento das mercadorias rodoviárias e ferroviárias.
De igual modo Magala disse que o seu pelouro estava a trabalhar para a criação de uma instituição para a gestão dos corredores este ano para responder à demanda.
“Estamos a trabalhar para a criação, durante o próximo ano, de uma entidade gestora de corredores, a quem competirá coordenar e aglutinar os diversos interesses dos intervenientes no corredor, de forma a agregar sinergias e estimular as reformas necessária para tornar o potencial aqui instalado, numa fonte de criação de emprego de qualidade e prosperidade para todos”,
Acrescentou que “é fundamental uma efectiva coordenação e integração de todos os intervenientes, para maximizar a utilização do corredor, tornando-o num verdadeiro instrumento da promoção do progresso económico e social da nossa nação”.
Linha de Interligação Moçambique–Malawi Conclui-se Até Dezembro
6 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














