Moçambique e Portugal tencionam assinar, ainda este ano, um memorando de entendimento, que vai permitir que nosso país envie mão-de-obra para vários sectores de actividades económicas com destaque para o turismo e restauração naquele país europeu.

O compromisso foi reiterado pelo Secretário de Trabalho de Portugal, Miguel Fontes, durante uma audiência concedida na tarde na segunda-feira (12 de Abril de 2023), pela Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa.

Segundo uma fonte do Ministério do Trabalho e Segurança Social, durante as conversações, Talapa referiu que em Junho de 2022, manteve um encontro com António Costa Moura, Embaixador da República de Portugal em Moçambique, que entre outras matérias, transmitiu o interesse de Portugal no recrutamento da mão-de-obra nacional.

“Quero reiterar o nosso interesse e disponibilidade para encetar diligências que Vossa Excelência julgar convenientes para a materialização deste objectivo”, disse.

A governante salientou que é do interesse de Moçambique, que a assinatura do memorando de entendimento tenha lugar durante a visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes, à Moçambique ainda neste ano, no âmbito da Cimeira Bilateral entre os dois governos.

Talapa aproveitou a ocasião para reiterar o interesse de Moçambique em retomar os laços de cooperação do sector, suspensos em 2019 em virtude da Pandemia da COVID -19.

Refira-se que Moçambique e Portugal têm cooperado no sector. Já assinaram dentre vários instrumentos de cooperação, o programa de cooperação de 2018-2021 com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social da República Portuguesa nos domínios de Emprego, formação profissional, Relações Laborais, Higiene e Saúde no Trabalho e Capacitação Institucional.