
PROMER incrementa produção nacional
Trata-se de um programa que visa dentre vários objectivos melhorar a renda dos pequenos produtores, através de intervenções que promovam uma comercialização mais eficiente dos seus excedentes agrícolas.
O Programa de Promoção dos Mercados Rurais (PROMER) está a ser implementado pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADR) através da Direcção Nacional do Desenvolvimento Rural (DNDR) e tem como foco geográfico quatro províncias do país, nomeadamente: Zambézia, Nampula, Cabo Delegado e Niassa.
Entretanto, com vista a assegurar que o PROMER, melhore a renda dos pequenos produtores através da comercialização dos seus excedentes, a Coordenadora Nacional do projecto, Carla Honwana, disse que foi necessário o uso de uma abordagem integrada e transversal de cadeia de valor.
“tomando em consideração todos os aspectos que contribuem para o acesso ao mercado, incluindo: os aspectos relacionados com a oferta, nomeadamente a produtividade, qualidade do produto e os aspectos relacionado com o ambiente de mercado como as oportunidades de mercado; as vias de acesso; o acesso a financiamento, o acesso a informação de mercados; nutrição”, começou por dizer Carla Honwana.
Para o efeito, o ponto de entrada para todas as intervenções foram as associações de produtores e os comerciantes rurais.

Carla Honwana – Coordenadora Nacional do projecto
“Por isso, as actividades estão direccionadas para a resolução de problemas e, nesse sentido, a definição das actividades específicas a desenvolver tem como base a identificação das fraquezas através da análise FOFA e também da análise do mercado que é feita todos os anos para identificar: quais os principais agentes de mercado existentes na zona” apontou a Coordenadora do PROMER.
De acordo com, Carla Honwana, ao longo da primeira fase do programa, foram comercializadas culturas diversas, tais como: milho, feijões, mandioca, soja, gergelim e amendoim.
Em termos qualitativos as intervenções do PROMER contribuíram para o aumento dos volumes comercializados pelos pequenos produtores.
“no primeiro ano de intervenção as associações de produtores apoiados pelo PROMER comercializaram um total de 190 toneladas através de 44 contratos de comercialização. Todavia, em 2018, as mesmas associações conseguiram assinar 275 contratos (6 vezes mais contratos) e comercializar um total de 5,245 toneladas de produtos diversos (19 vezes mais produtos comercializados),” mencionou Carla Honwana.
Refira-se que o PROMER tem a duração de 12 anos, e está avaliado em cerca de USD 48.4 milhões, dos quais USD 31.1 milhões foram financiados pelo IFAD, USD 9.8 milhões xpela EU, USD 4.3 milhões pelo Governo de Moçambique (GdM) e USD 3.1 milhões pelos Beneficiários.