
Receita da Vale Moçambique cresce 18%
A mineradora factura USD 122 milhões no 4º trimestre de 2020
A Vale Moçambique comercializou no 4º trimestre de 2020, 1,5 milhões de toneladas de carvão, realizando uma receita de 122 milhões de dólares, uma variação de 18%, comparativamente ao trimestre anterior, que se situou nos 103 milhões de dólares.
O aumento de receitas foi impulsionado pela combinação de maiores volumes de vendas e preços médios de carvão praticados, que foram mais altos do que os verificados entre os meses de Outubro e Dezembro de 2020, refere a Vale em comunicado divulgado na última terça-feira.
Os resultados referentes ao período em análise, indicam que a produção do carvão totalizou 1,2 milhões de toneladas, perfazendo um total de 5,9 milhões de dólares facturados durante todo ano de 2020, volume de vendas que segundo a nota divulgada, reflectem o impacto negativo da pandemia no sector extrativo.
“A produção desacelerou no 4º trimestre devido ao início do projecto de manutenção geral do complexo mineiro e foi 12% inferior ao trimestre anterior. Por outro lado, os níveis de stock suportaram o aumento das vendas no período”, refere a Vale em comunicado
Segundo a Vale, durante o 4º trimestre de 2020, o EBITDA ajustado do carvão foi negativo em 295 milhões de dólares, 60 milhões inferior ao do 3º trimestre.
Importa destacar que semana finda, o Conselho de Ministros aprovou a intenção da mineradora Vale vender todas suas participações na mina de carvão em Moatize, província de Tete.