O FMI prevê que 20 países terão crescimento real do PIB inferior a 1% em 2023, a maioria dos quais entrará em recessão em algum momento do ano. O crescimento positivo provavelmente é esperado apenas no segundo semestre ou quarto trimestre de 2023 para alguns países

Isso pode levar a condições difíceis de IDE para esses países. Prevê-se que os investidores adoptarão uma abordagem mais cautelosa, com os níveis de IDE a decrecer principalmente no primeiro semestre de 2023. No entanto, espera-se que os níveis de IDE aumentem no segundo semestre do ano, assumindo que as condições económicas melhorem.

Impacto da demanda e oferta de energia

O impacto da guerra na Ucrânia fez com que muitas empresas de energia europeias reduzissem sua dependência da Rússia. Isso apresentou oportunidades para as empresas de energia renovável acelerarem a mudança do consumidor de energia não renovável para energia renovável. Além disso, outros países, como os Estados Unidos, estão felizes em fornecer energia para países em vez da Rússia.

Em termos de IDE, a energia renovável tem sido um dos poucos sectores a mostrar um crescimento consistente em números de projectos desde 2019. Os números de projectos cresceram anualmente 39% em 2021 e crescerão ainda mais em 2022. A dependência excessiva da Rússia também apresenta oportunidades para uma expansão geográfica e reequilíbrio do mercado de energia. Espera-se que os EUA atraiam ainda mais a atenção dos investidores para investimentos renováveis ​​e não renováveis ​​em 2023, principalmente depois de estabelecer sua Lei de Redução da Inflação em 2022.

Demissões na tecnologia

As demissões de Big Tech em 2022 podem deixar algumas agências de promoção de investimentos preocupadas com o mercado de tecnologia em 2023. Dadas as perspectivas económicas preocupantes, as empresas de Big Tech podem se consolidar em 2023. Dito isso, esperamos que o sector de tecnologia permaneça confortavelmente como o principal sector de IDE em 2023. No entanto, pode exigir alguma reatribuição estratégica – potencialmente procurando atrair projectos menores, em vez de grandes.

Ainda existem várias áreas de tecnologia que continuarão a impulsionar o IDE em 2023 e além. Isso inclui IA, blockchain, computação em nuvem, segurança cibernética, internet das coisas, computação quântica e robótica.

Além disso, 5G, baterias, segurança cibernética, digitalização, redução de emissões, mobilidade e cadeias de suprimentos serão temas-chave para o IDE em 2023.

Perda da China é ganho de outros países asiáticos

O declínio do IDE da China em 2022 é notável. Aumento dos custos de produção, problemas na cadeia de suprimentos, risco de excesso de confiança, bloqueios do Covid-19 e tensões geopolíticas são os principais motivos por trás dessa queda. Dados provisórios da Investment Monitor, que estamos a citar, indicam que o número de projectos de IDE na China cairá de 10 a 15% em 2022. Embora isso possa se recuperar ligeiramente em 2023, principalmente na segunda metade do ano, é mais provável que os investidores continuem investindo nos países vizinhos. A análise da  Investment Monitor sugere que o número de projectos de IDE na Ásia aumentou em 2022 e ultrapassou os níveis pré-Covid pela primeira vez.

A Índia registará seu maior número de projectos de IDE em 2022 e se classificará como o terceiro maior país de destino do mundo. As Filipinas, Malásia, Vietnam e Taiwan também registarão aumentos significativos no IED. Além disso, a maioria dos países asiáticos experimentará retomadas.

Com o crescimento económico positivo esperado na Ásia em 2023 e as contínuas pressões económicas da China e os dados de 2022 podem ser indicativos de um novo reequilíbrio do IDE na região.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.