
Rolls-Royce com vendas recordes em 2022
A Rolls-Royce vendeu um número recorde de carros em 2022, já que a demanda por seus veículos de US$ 500.000 permaneceu forte, apesar dos temores de recessão, de acordo com o CEO Torsten Muller-Otvos.
“Não vimos nenhuma desaceleração”, disse Muller-Otvos à CNBC. “Não vimos nenhum impacto negativo.”
A Rolls-Royce entregou 6.021 carros no ano passado, um aumento de 8% em relação a 2021 e é a primeira vez que a empresa ultrapassou a marca de 6.000. A fabricante britânica, que pertence à BMW, não divulga seus lucros e receitas. Mas a empresa disse que o preço médio de um Rolls-Royce subiu para US$ 534.000 no ano passado – em grande parte graças ao seu programa de customização conhecido como Bespoke.
Com as comissões Bespoke, os clientes podem ajudar a projectar e personalizar seus carros Rolls-Royce com tudo, desde cores de pintura exclusivas até forros bordados em seda, materiais de madeira exclusivos e baús de champanhe personalizados.
A empresa abriu um escritório privado apenas para convidados, em Dubai, para melhor atender clientes VIP e sob medida, no Oriente Médio, a região líder em veículos ultrapersonalizados ‘High Bespoke’, e disse que mais escritórios privados serão abertos em todo o mundo nos próximos meses.
Ainda assim, os EUA foi o maior mercado geral para a Rolls-Royce em 2022, respondendo por quase 35% de suas vendas globais, disse Muller-Otvos. A China, seu segundo maior mercado, registou um leve declínio nas vendas, mas ainda assim reivindicou 25% das vendas globais e registou seu segundo ano mais forte para a empresa. Muller-Otvos disse que a reabertura e a recuperação económica da China podem ajudar a tornar a China seu maior mercado no futuro.
“Prevejo que esse mercado será um negócio impressionante para nós”, disse ele. “Particularmente no segmento de luxo, está em crescimento. Não ficaria surpreso em ver um dia a China ser a maior região para nós em todo o mundo.”
O SUV da empresa, o Cullinan, foi o mais vendido em 2022, respondendo por cerca de metade das vendas globais, disse Muller-Otvos. Seu modelo Ghost foi responsável por mais de 30% das vendas, enquanto o Phantom foi responsável por cerca de 10%.
Enquanto isso, o maior lançamento da montadora em 2022 foi o Spectre , o primeiro veículo eléctrico da Rolls-Royce e o início de seu plano de se tornar totalmente eléctrico até 2030.
Spectre, com um preço inicial de $ 413.000, viu mais de 300 pré-encomendas de clientes dos EUA antes de ser oficialmente revelado em Outubro passado. Muller-Otvos disse que as encomendas dos EUA continuaram a crescer, embora tenha se recusado a fornecer números.
“Definitivamente muito mais do que 300”, disse ele. “A carteira de pedidos superou nossas expectativas – até mesmo nossas maiores expectativas.”
A Rolls-Royce tem uma grande carteira de pedidos que ajudará a proteger a empresa contra qualquer possível recessão, disse Muller-Otvos. Os pedidos pendentes agora se estendem por quase um ano, o que significa que qualquer pessoa que compre um Rolls-Royce hoje provavelmente terá que esperar entre 10 meses e um ano, dependendo do modelo e dos recursos.
Quanto a 2023, Muller-Otvos disse que é difícil prever tão cedo, mas os sinais apontam para força contínua.
“Não estou a dizer que estamos imunes às tendências de recessão. Vimos anos em que nossos negócios foram afectados. Portanto, vamos cruzar os dedos para que isso não aconteça este ano. Estou cautelosamente optimista sobre entregarmos outro ano forte em 2023,” afirmou.
 
                			
                                        			













