ROMPCO Inaugura Escritório em Maputo e Destaca Compromisso com a Segurança Energética Regional

0
107

Questões-Chave:

  • A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) inaugurou novo escritório em Maputo, a 4 de Junho de 2025;
  • Iniciativa visa reforçar a presença operacional da empresa em Moçambique e expandir infra-estruturas de transporte de gás;
  • Escritório posiciona a empresa para melhor servir o mercado moçambicano e aprofundar relações institucionais e comunitárias;
  • ROMPCO destaca o papel estratégico do gasoduto Pande–Temane como eixo de integração energética entre Moçambique e África do Sul;
  • Responsabilidade social, desenvolvimento local e atracção de talentos moçambicanos estão entre as prioridades da nova fase.

A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) inaugurou, esta quarta-feira, um novo escritório em Maputo, sinalizando o fortalecimento do seu compromisso com a segurança energética de Moçambique e da região da África Austral. A decisão insere-se na estratégia de longo prazo da empresa para garantir fiabilidade no fornecimento de energia, ampliar infra-estruturas críticas e aprofundar o envolvimento com os stakehoders locais.

Mlandzeni Boyce, Director Executivo da ROMPCO

Para Mlandzeni Boyce, Director Executivo da ROMPCO, a abertura deste escritório representa uma extensão natural do compromisso da empresa com a sustentabilidade, fiabilidade e integração regional energética. “O novo espaço físico em Maputo permitirá uma gestão mais eficaz das operações locais, antecipação de necessidades de mercado e coordenação mais estreita com os parceiros moçambicanos”, declarou.

A iniciativa também responde à crescente necessidade de presença operacional permanente, numa altura em que a ROMPCO se prepara para expandir novas infra-estruturas de transporte de gás, especialmente com vista à monetização dos recursos de Pande e Temane.

Integração Regional e Sustentabilidade

Na cerimónia de inauguração, Rudêncio Morais, Presidente do Conselho de Administração, sublinhou a importância estratégica da ROMPCO como ponte energética entre Moçambique e África do Sul, destacando o papel das infra-estruturas transfronteiriças na promoção do desenvolvimento económico regional.

“Este é um exemplo de sucesso em África. Há poucas infraestruturas como estas, que simbolizam integração, crescimento partilhado e aproveitamento inteligente dos nossos recursos”, afirmou Morais.

Adoptando o espírito Ubuntu, Morais reforçou que o sucesso do projecto depende da coesão, do compromisso com o desenvolvimento colectivo e da valorização do capital humano que sustenta a operação, em ambos os países.

Ubuntu é uma filosofia africana que valoriza a interdependência e a solidariedade entre os indivíduos, expressa pela máxima “eu sou porque nós somos”. Neste contexto, significa que o crescimento da ROMPCO deve reflectir-se no progresso das comunidades e das pessoas que a tornam possível — em Moçambique e na África do Sul.

Impacto Local: Talento, Comunidades e Desenvolvimento Social

Além do valor técnico-operacional, a abertura do escritório representa uma aposta directa no desenvolvimento de capital humano nacional, permitindo à ROMPCO atrair e reter talentos moçambicanos, agilizar a execução de projectos e criar sinergias com entidades locais — públicas e privadas.

Segundo Boyce, o novo escritório servirá como “plataforma para aprofundar relações institucionais e comunitárias”, facilitando o alinhamento com associações industriais, autoridades governamentais, distribuidores e fornecedores locais.

A empresa anunciou também que este será o novo ponto de partida para reforçar as iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (CSI), com acções previstas nas áreas de educação, saúde, formação técnica e infra-estruturas comunitárias, adaptadas às necessidades locais.

Sobre a ROMPCO

A ROMPCO é uma joint venture entre o Governo de Moçambique (via CMG), o Governo da África do Sul (via iGas) e a Sasol. A sua missão é garantir o transporte seguro e fiável do gás natural extraído dos campos de Pande e Temane, beneficiando tanto Moçambique como África do Sul. Segundo diz a própria empresa, pauta por uma actuação responsável, sustentada em valores de excelência operacional, sustentabilidade ambiental e impacto económico duradouro.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.