Sandobox: Responder aos desafios impostos pela inovação tecnológica no sector financeiro

0
926
  • Moçambique irá assistir uma erupção muito grande de novas Fintechs

Contudo, a criação de condições que favoreçam a inovação tecnológica não deve negligenciar os desafios ligados à mitigação de riscos, estabilidade financeira, protecção do consumidor e conduta do mercado. Alertou Rogério Zandamela, Governador do Banco de Moçambique, no acto de lançamento da 4ª Edição do Sandbox Regulatório.

Da parte da Associação das Fintechs de Moçambique (FINTECH.MZ), há confirmação de que os números de Fintechs a operar no mercado moçambicano começam a ser expressivos e já com impacto no ambiente digital e no desenvolvimento da inclusão social e financeiras das populações moçambicanas. 

João Gaspar, o Presidente da (FINTECH.MZ) admitiu que, efectivamente, Moçambique ainda não está na linha da frente do continente africano em termos de soluções fintech a operar no mercado, contudo, tem assistido a um desenvolvimento muito positivo nos últimos três anos. , com as várias edições da Sandbox Regulatória de Moçambique e também da publicação das primeiras leis que enquadram estes prestadores de serviços.

“Vemos um crescente interesse em empresas nacionais e internacionais em querer entrar no mercado moçambicano estando já várias em processo de licenciamento junto do banco central. Acreditamos que este ano de 2023 pode ser um ano de mudança e vamos certamente assistir a novos players e novas soluções que vão aparecer no mercado e com isso vamos começar a pôr Moçambique no mapa africano e mundial das fintechs.” Afirmou João Gaspar.

Em África existem cinco grandes pólos em termos de países que são impulsionadores das Fintechs a África do Sul, a Nigéria, o Egipto e o Quénia são dos quatro maiores neste momento e globalmente movimentam ou têm investimentos na casa dos US$ 2 biliões por ano que são investidos nestas empresas.

“Em Moçambique temos também que conseguir trazer esses investimentos para bem das empresas e da economia”. Afirmou João Gaspar.

Segundo disse, também Moçambique, irá assistir uma erupção muito grande de novas Fintechs e de novos serviços, materializando a mudança  paradigma, caracterizada pelo  aparecimento de cada vez mais empresas e soluções no mercado.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.