
- A Sasol Moçambique e Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) assinaram no dia 12 de Dezembro de 2023, um acordo de cooperação com o objectivo de facilitar a participação das entidades moçambicanas em oportunidades de negócios nos projectos de hidrocarbonetos operados pela Sasol em Moçambique, no âmbito da estratégia da Sasol de promoção do Conteúdo Local.
Este acordo, com a duração de um (1) ano, será implementado pela CTA através da sua Delegação Provincial Empresarial e das suas Delegações Distritais de Inhambane e cobre acções, áreas tais como, a Partilha Das Oportunidades de Aquisição de Bens e Serviços da Sasol, a Realização de Missões Empresariais, a Partilha de Base de Dados de Sociedades Local, o Desenvolvimento Empresarial e de Fornecimento e a Integração da Sasol nos Programas de Desenvolvimento Empresarial
“A expectativa é grande sobre como é que o sector, como as micro, pequenas médias empresas, vão participar na cadeia de fornecimento de bens e serviços, quer na fase de construção, quer na fase de pós construção. Nós temos uma licença que está a operar até agora, que é a Power Purchase Agreement – PPA desde 2004 e que tem um custo operacional médio na ordem dos US$ 50 milhões/ano. Então é dentro desta Umbrella que, com um parceiro como a CTA temos um veículo melhor para levarmos ao conhecimento de todo o sector empresarial aquilo que são as oportunidades reais para as empresas moçambicanas poderem participar, quer na licença PPA que está a operar mas muito e com maior enfoque a licença que está agora na fase de desenvolvimento e que vem na fase praça para a fase operativa a partir de finais do próximo ano”. Disse Ovídio Rodolfo, Director da Sasol.
A CTA, uma organização criada há 27 anos, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento económico e social do País, centra-se no Sector privado, e conta com 155 empresas membros a nível do País.
Para a Sasol, este memorando vem juntar-se às diversas acções em realização no âmbito da estratégia do Conteúdo Local, que visam promover o desenvolvimento socioeconómico do país.
Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025PRECE 2025–2029: Um Roteiro Para Recuperar E Reerguer A Economia Moçambicana
17 de Setembro, 2025Banco Mundial E Moçambique Definem Novo Quadro De Parceria Até Final Do Ano
17 de Setembro, 2025Moçambique Quer Reduzir Desemprego Para 17% Até 2029
13 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Está em construção a Primeira Central Eólica do País
3 de Setembro, 2020 -
Acordo com a Total permitirá a LAM alargar sua carteira de clientes
11 de Março, 2021
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Moçambique e Itália Definem Cooperação no Agro-Negócio com 160 Milhões de Euros
19 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023