O Ministério da Saúde anunciou esta segunda-feira 03/07, a realização de uma conferência internacional de destinada a captar investimentos para as em infra-estruturas que o sector carece. A iniciativa irá se realizar conjuntamente com o Ministério da Economia e Finanças.

Vice-Ministro da Saúde, Ilesh Jani

A conferência irá se realizar sob o lema “Investir para o Alcance do Acesso Universal aos Serviços de Saúde” e, segundo o Vice-Ministro da Saúde, Ilesh Jani, o objectivo é expandir as infra-estruturas de saúde pelo País.

“A conferência tem como objectivo geral mobilizar recursos e estabelecer compromissos para parcerias e investimento nas infra-estruturas de saúde e tem os seguintes objectivos específicos mobilizar recursos financeiros para a conclusão de obras em curso, reabilitação, requalificação, construção e apetrechamento dos hospitais distritais”. Afirmou

Já o Ministério da Economia e Finanças, disse ser sua expectativa com o exercício ver d melhorada a prestação dos serviços de saúde no País.

“Não basta construir infra-estruturas, há despesas complementares associadas à expansão de infra-estruturas. Estamos aqui a falar fundamentalmente de equipamento médico-cirúrgico, a formação de recursos humanos e a necessidade provisão de recursos para os suprimentos.

Economista, Amilcar Tivane

Amilcar Tivane disse mais: “todas estas despesas têm a necessidade de assegurar que a expansão da infra-estrutura seja acompanhada por investimentos adequados em outros insumos, como recursos humanos e suprimentos, para utilizarmos a despesa”.

A realização da Conferência Internacional de Investimentos conta com o envolvimento da Organização Mundial da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.