
Seguradoras apostam na “Governação Corporativa” efectiva no sector
O Instituto de Governação Corporativa de Moçambique (IGCmz) e a Associação das Seguradoras de Moçambique, (MAS) passam a realizar acções conjuntas pelas boas práticas corporativas.
As duas organizações firmaram um entendimento, base do qual, irão promover iniciativas coordenadas visando a consolidação da adopção, das boas práticas, no contexto da governação corporativa no sector de seguros.
A ideia, do lado do IGCmz é envolver cada vez mais as empresas seguradoras em matérias relativas a governação corporativa, aqueles aspectos especificamente aplicáveis ao sector.

Presidente do IGCmz, Daniel Gabriel
“E, para isso, é preciso e é importante conhecer o que é isso de governação corporativa. O que se comporta? O que é que isso implica? Que matéria é preciso estudar sobre as questões ligadas, com prestação de contas, transparência, etc. Portanto, é à volta disso que também se chegou a este memorando com a associação para envolver as empresas seguradoras neste caso.”, Explicou Daniel Gabriel Tembe, Presidente do IGCmz, que conseguiu mobilizar mais um sector em prol da causa pela qual pugna a organização que dirige.
Questionado pelo O.Económico sobre o estágio da “Governação Corporativa” no sector empresarial nacional, Daniel Tembe, disse que muito ainda há por fazer.
“Ainda há muito trabalho para ser feito nesse domínio”. Admitiu
Conforme disse, “em geral, muitas empresas não seguem a governação corporativa”.
Acrescentou que a prática do tema na comunidade empresarial nacional, mostra que são mais as empresas estrangeiras que estão envolvidas, eventualmente porque muitas delas fazem parte das bolsas de valores dos seus mercados de origem.

Presidente do Conselho Directivo da AMS, Ruben Chivale
Já o Presidente do Conselho Directivo da AMS, Ruben Chivale, considerou oportuno o memorando com o IGCmz, em face do contexto e desafios do sector que, cada vez mais, apelam à práticas de Governação Corporativa, mesmo que por razões de conformidade e sustentabilidade.
Qualificou o acto como “um momento ímpar”, ao reiterar a centralidade e pertinência do tema no sector dos seguros.
Assegurou Ruben Chivale o empenho da AMS na materialização do preconizado no memorando assinado com o IGCmz.
Moçambique Reduz Peso da Dívida Para 74,2% do PIB Entre 2020 e 2024
22 de Agosto, 2025Missão do FMI em Maputo Reabre Discussão Sobre Novo Programa de Apoio
22 de Agosto, 2025
Mais notícias
-
Comerciantes garantem estabilidade no abastecimento durante a quadra festiva
10 de Outubro, 2022 -
Governo e Bancos Lançam Medidas Financeiras para Recuperação Económica em Moçambique
28 de Fevereiro, 2025

Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023