Smart Business cria mecanismo de inclusão financeira para MPME’s

0
1159
    • As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) nacionais passam a contar, a partir quinta-feira 26/10, com um novo mecanismo de apoio para a inclusão financeira, denominado “PME Digital”. 

    O PME Digital é um projecto desenvolvido pela Smart Business (SB), uma empresa de consultoria, gestão e serviços, com objectivo de reverter a actual conjuntura económica para os pequenos empreendimentos no País. 

    Segundo o director executivo da Smart Business, Yane Pedro, com esta iniciativa a classe empresarial será dotada de um poder económico mais inclusivo, através de facilidades no acesso monetário para financiar os seus negócios.

    “Queremos garantir que as PME, através da iniciativa, tenham acesso aos financiamentos. E sabemos que quando falamos de inclusão referimo-nos à criação de um projecto que ajude todos, sem excepção”.

    O lançamento do “PME digital” será feito amanhã durante a conferência “Smart Business Innovation-2023”, evento organizado pela SB, que se pretende seja um fórum de discussão da Inclusão Financeira e Social das Pequenas empresas.

    A iniciativa conta com vários parceiros, nomeadamente a Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE), a 2Business, DHL, TECNICOL, o Sologroup, a carteira móvel E-Mola, bancos e microcréditos, cada um dos quais desempenhará um papel específico na implementação e disseminação do programa. 

    Para além da componente de financiamento digital, espera-se também aumentar o potencial das empresas através da formação em questões empresariais e da gestão de processos de qualidade de serviços. 

    “A garantia que temos de que isto vai funcionar é que o projecto já está montado e assinámos memorandos com alguns parceiros estratégicos, que vão garantir que cada um faça a diferença na sua área de actividade, desde as auditorias, sistemas de integração, informática, contabilidade e mais assistências”, disse. 

    O projecto vai oferecer o acesso a contas empresariais que servirão como alicerce para o seu crescimento financeiro. Isso permitirá que as PME realizem transacções junto das micro-finanças e bancos comerciais, impulsionando seu financiamento. 

    A adesão a uma conta da moeda electrónica possibilita que as pequenas empresas conduzam transacções que depois deverão ser legitimadas com o apoio do regulador e das instituições bancárias como um dos passes de garantia.

    Enquanto isso, o Director Comercial da EMOSE, Isaías Chembeze, referiu que os objectivos da iniciativa são semelhantes aos que a seguradora tem vindo a procurar nos últimos tempos, em linha com o recente lançamento do Seguro Digital. 

    “Nós temos vindo a lançar, há algum tempo, iniciativas de serviços de seguros que servem de garantia aos financiamentos que as MPME procuram no sistema financeiro nacional. Abraçámos esta iniciativa porque nos identificamos com este desafio, de pôr cada vez mais empreendedores a terem acesso a financiamento para desenvolvimento do país”, afirmou. 

    O lançamento do projecto será acompanhado por um conjunto de painelistas para debater os tópicos programados acerca das dificuldades e oportunidades para as empresas, nomeadamente transformação digital das PME, conteúdo local, inclusão financeira e marketing empresarial.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.