Tanzânia pode se tornar o principal destino de investimento para a Austrália

0
1308
  • Tanzânia e Austrália estreitam laços no sector industrial mineiro e energético, com empresas australianas investindo biliões de dólares;
  • O Comissário Comercial Australiano para África, Scott Morriss, elogia o clima empresarial favorável da Tanzânia e destaca o optimismo das empresas australianas em relação ao futuro da indústria mineira da Tanzânia;
  • O Ministro dos Minerais da Tanzânia, Doto Biteko, enfatiza a necessidade de mais investidores estrangeiros, incluindo empresas australianas, investirem na florescente indústria de mineração.

Tanzânia e Austrália decidiram fortalecer suas relações comerciais e de investimento no fim-de-semana. Scott Morriss, Comissário Comercial Australiano para África, visitou a Tanzânia na semana passada para promover laços comerciais e aumentar o envolvimento da Austrália nas indústrias de mineração e energia.

O Ministro dos Minerais, Doto Biteko, e Scott Morriss, Comissário Comercial Australiano, co-organizaram uma recepção na sexta-feira, 09/06, para empresas australianas que operam na Tanzânia que oferecem mineração, máquinas, tecnologia e serviços.

Morriss elogiou as iniciativas do Governo tanzaniano para promover um clima de negócios favorável e afirmou que a Tanzânia tem o que é preciso para ser o principal local de investimento. “As empresas australianas estão optimistas para o futuro da indústria de mineração da Tanzânia. O governo australiano tem o prazer de apoiar seu trabalho na Tanzânia, trazendo as melhores práticas globais para o sector”, declarou.

Morriss expressou satisfação com os significativos  avanços de projectos de mineração cruciais na Tanzânia por empresas australianas. Para extrair grafite e terras raras, o Governo assinou contratos de US$ 667 milhões de dólares em Abril com três empresas australianas: Evolution Energy Minerals, EcoGraf Ltd. e Peak Rare Earths.

Morriss afirma que as empresas australianas gastaram entre US$ 3-4 mil milhões na Tanzânia, resultando na criação de milhares de empregos e benefícios financeiros substanciais para o País anfitrião.

Segundo ele, existem actualmente cerca de 16 empresas australianas que ajudam as operações de mineração da Tanzânia a seguir as melhores práticas internacionais através de seu conhecimento e experiência.

“A Austrália está a trabalhar em estreita colaboração com a Tanzânia para alcançar sua ambição de que o sector extractivo contribua com pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da Tanzânia até 2025, dos atuais 9,7%.” Morriss disse.

Doto Biteko, Ministro dos Minerais da Tanzânia, disse que a indústria de mineração do País está florescendo. Ele enfatizou que, para que a Tanzânia atingisse seu objectivo de expandir a indústria, mais investidores estrangeiros ainda precisavam viajar para o País e prosseguir investimentos.

“A Tanzânia está sempre pronta para receber mais empresas australianas e outros investidores de todos os cantos do mundo para vir investir no sector de mineração,” Doto Biteko disse.

A fim de construir laços com a comunidade local e aprofundar o envolvimento, Morriss se reuniu com investidores australianos e parceiros locais na Tanzânia na semana passada.

Reuniu-se com representantes do Banco Mundial, da International Finance Corporation (IFC) e do Centro de Investimento da Tanzânia (TIC).

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.