fbpx

A petrolífera norte-americana Exxon Mobil está a planear investir até US$ 15 mil milhões de dólares num projecto petroquímico e em instalações de captura e armazenamento de carbono (CCS) na Indonésia, disse o presidente Joko Widodo num comunicado do palácio presidencial nesta quinta-feira, 16 de Novembro.

As instalações de captura e armazenamento de carbono previstas serão as maiores do Sudeste Asiático. Jokowi, como é normalmente conhecido o presidente indonésio, encontrou-se com o presidente da Exxon, Darren Woods, durante uma viagem a São Francisco para uma cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

No início desta semana, a Indonésia assinou um acordo inicial com uma unidade da Exxon para explorar o investimento num projecto petroquímico na Indonésia para a produção de polímeros.

A Exxon e a Pertamina, empresa estatal indonésia do sector da energia, também concordaram em avaliar investimentos no valor de US$ 2 mil milhões de dólares em instalações de captura e armazenamento de carbono, utilizando duas bacias subterrâneas no Mar de Java.

Carole Gall, presidente da Exxon Mobil Indonésia

“Estas oportunidades em grande escala podem impulsionar substancialmente o crescimento industrial e a descarbonização na Indonésia, bem como na região da Ásia-Pacífico”, afirmou Carole Gall, presidente da Exxon Mobil Indonésia.

O centro de CAC teria o potencial de armazenar pelo menos 3 giga-toneladas de dióxido de carbono emitido pelas indústrias na Indonésia e no resto da região, disse a Pertamina.

A Indonésia pretende utilizar os seus reservatórios de petróleo e gás esgotados para o armazenamento de carbono e está a finalizar um regulamento que abrirá regimes de armazenamento de carbono provenientes do estrangeiro para serem armazenados no país.

Os acordos foram assinados durante a visita de Jokowi a Washington para se encontrar com o Presidente dos EUA, Joe Biden, antes da cimeira da APEC em São Francisco, esta semana.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários