
Transacções nas ATM’s atingem 148% do PIB nominal em 2019
As transacções nas ATM’s, em todo o país, em 2019, atingiram 321 mil milhões de meticais, o que corresponde a cerca de 148% do Produto Interno Bruto nominal. De acordo com o Banco de Moçambique, este aumento pode ser atribuído a diversos factores, com destaque para inflação, maior confiança no uso das ATM’s para efectuar diversas transacções e aumento de transacções via conta móvel.
Apesar do país deparar-se com grandes desafios no que diz respeito a expansão dos serviços financeiros, principalmente nas zonas rurais, verifica-se em todo o país uma dinâmica crescente a nível da expansão e uso das Caixas de Pagamentos Automáticos, vulgo ATM.
Entre 2015 e 2019 o número de terminais em todo o pais cresceu 11,4%. Apesar de ter se registado, no mesmo período, uma redução da proporção de terminais de 58% para 55%, na Zona Sul.
Em Dezembro de 2019, o número total de ATM’s era de 1755 unidades, em todo o território nacional, assim distribuídos: 55,2% estão situados na Zona Sul, com a cidade e província de Maputo a deter 46% do total das ATM do país; 24,0% na Zona Centro; 20,7% na Zona Norte.
Um aspecto de realce na crescente utilidade das ATM’s é o facto de esta ferramenta estar a contribuir substancialmente para a redução da circulação do numerário, e este comportamento, por sua vez, tem contribuído para uma maior circulação da moeda, com o consequente aumento de volume de transações na economia e um melhor controle da sua oferta para efeitos de controle da inflação.
O período de pico nas transacções nas ATM’s tem sido no último trimestre do ano, com particular destaque para o mês de Dezembro. Por exemplo, no quarto trimestre de 2019 registaram-se transacções no valor de 90.884 mil milhões de meticais, cerca de 28% do total de transacções de todo o ano, com o mês de Dezembro a deter 10% da transação anual.

Veja o vídeo a seguir:


















