
- O United Bank For Africa Moçambique – UBA, inaugurou nova Agência Bancária no distrito de Muanza, no âmbito da iniciativa presidencial Um Distrito, Um Banco. O acto dirigido pela Secretária de Estado Cecília Chamutota contou com a presença de autoridades locais e quadros seniores do banco.
Falando na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do UBA Moçambique, Felipe Mandlate, afirmou que a experiência e o crescimento do Banco no país, região, continente e os maiores mercados internacionais faz do United Bank For Africa Moçambique um parceiro ideal para todos os clientes oferecendo soluções.
“O United Bank For Africa Moçambique é uma instituição financeira Africana focada no desenvolvimento socio-económico de Africa, tem mais de 70 anos de experiência no mercado e neste momento opera em 20 países Africanos com representações nos EUA, França, Reino Unido e Emiratos Árabes Unidos. Encontra-se a operar em Moçambique há cerca de 10 anos. O nosso compromisso no mercado moçambicano é contribuir na materialização da política do Governo de inclusão financeira, através da ampliação do acesso a produtos financeiros, com flexibilidade, inovação e eficiência procurando sempre soluções financeiras mais convenientes aos clientes.”

Mandlane salientou a disposição do banco em apoiar o desenvolvimento da comunidade.
“Por ocasião da inauguração deste Balcão do Banco UBA, no distrito de Muanza, gostaríamos de reiterar a nossa disposição e firmeza em apoiar pessoas singulares, empresas e organizações no desenvolvimento dos seus negócios no mercado local e nacional.
Como Banco Pan-africano, queremos trazer para Muanza a experiencia desenvolvida pelo Grupo UBA nos vários países africanos onde opera e facilitar as transações dos principais agentes económicos locais com os países da região e do mundo. Este Balcão que hoje temos oportunidade de inaugurar é o segundo na Província de Sofala, depois da cidade da Beira ambas estabelecidas no corrente ano. Esperamos estender os nossos serviços a mais distritos e províncias do país em resposta às necessidades dos clientes e aos desafios de desenvolvimento” Disse Filipe Mandlate.
Reafirmou, igualmente, o compromisso do UBA em providenciar as melhores soluções para o crescimento da Economia e contribuir no desenvolvimento desta região
“UBA é um Banco Africano sensível às necessidades de desenvolvimento da sociedade, Para nós, Sofala é uma Província com um manancial imensurável de recursos e uma sociedade que inclui agentes económicos vibrantes. Esta Província é composta por distritos que oferecem muitas oportunidades de desenvolvimento. A nossa responsabilidade como gestores e trabalhadores do United Bank For Africa Moçambique é fornecer as melhores soluções financeiras e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios, é por isso que estamos aqui, em Muanza, com fim de contribuir no desenvolvimento desta região; temos a vossa disposição uma equipe de profissionais competentes, criteriosamente selecionados e habilitados a prestar-vos serviços financeiros mais ajustados às vossas necessidades.”
Por outro lado, a Secretária do Estado na Província de Sofala Cecília Chamutota referiu que uma das Prioridades do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024 é Impulsionar o crescimento Económico, a produtividade e a geração de emprego.
“E, esta prioridade tem como primeiro objectivo estratégico: “promover um ambiente macroeconómico equilibrado e gestão das finanças públicas”, por se considerar que “a manutenção de um bom ambiente macroeconómico é condição indispensável para a promoção do crescimento e desenvolvimento de um país, na medida em que este promove a estabilidade económica”. É aqui que os bancos desempenham um papel fundamental por serem instituições que recolhem a poupança de quem possui recursos excedentários e disponibilizam os mesmos para quem necessita, criando um movimento saudável e equilibrado na economia”.
Chamutota falou do crescimento do número de agências bancárias na província de Sofala nos últimos dias.
“De forma geral, a província de Sofala registou um crescimento no que diz respeito a implementação de agências bancárias, passando de 54 em 2022 para 63 agências bancárias até o presente momento. Esta evolução permitiu que todos os distritos da província tivessem uma representação bancária formal com cerca de 1.270.000 utilizadores de serviços bancários. Contudo, gostaríamos de sublinhar que mais de 70 por cento das agências, existentes na província, estão concentradas na cidade da Beira, pelo que alegramo-nos pela implantação desta agência aqui no distrito de Muanza.”
A secretária de Estado em Sofala, disse estar ciente da contribuição que agência bancária vai dar para o desenvolvimento da população local, promovendo projectos de investimento em pequenos negócio e criar mais postos de trabalho.
A governante terminou o discurso desafiando o United Bank for Africa a inovar e promover inclusão financeira.
“Gostaríamos contudo de desafiar ao banco para: Apostar na inovação de produtos e serviços financeiros tendo em conta as características do distrito e promover a inclusão financeira, abraçando jovens e mulheres empreendedores”.
O distrito de Muanza, localizado na província de Sofala, Moçambique, tem uma população estimada de 19.195 habitantes e uma densidade populacional de 2,6 hab/km . O distrito possui uma vasta rede escolar que se estende por todas as localidades e a maior parte dos povoados, ministrando todos os subsistemas e níveis de ensino, público e particular.
O United Bank for Africa é uma instituição financeira pan-africana líder em serviços bancários com mais de 33 milhões de clientes, atendidos por diversos canais: mais de 1.000 escritórios comerciais e pontos de contato com clientes com 2.669 caixas electrónicos, 87.223 pontos de venda e robustos serviços bancários online. Operando em 20 países africanos com presença nos Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Emirados Árabes Unidos, o UBA contacta particulares e empresas em toda a África com soluções financeiras para banca comercial e corporativa; pagamentos e remessas transfronteiriças inovadoras; financiamento comercial e serviços bancários auxiliares.
Inclusão Financeira e Digitalização No Centro da Transformação Económica
12 de Setembro, 2025Moza Banco Distingue 23 Empresas com o Selo FaMoza
4 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Petróleo Mantém-Se Estável, Mas Queda das Reservas nos EUA Dá Suporte aos Preços
24 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023