Vale adquire participações da Mitsui em Moatize e CLN

Vale produz mais de 50 mil mudas

0
952

A mineradora Vale Moçambique produziu mais de 50 mil mudas de espécies autóctones, no âmbito do projecto de implantação de uma cortina verde sobre o muro que separa a área mineira das comunidades circunvizinhas e reposição de espécies.

Foram colectados cerca de 650 quilos de sementes de 30 espécies de plantas durante o ano passado. A acção resulta da implementação do Plano de Gestão Ambiental (PGA) da Vale que já permitiu reflorestar mais de 260 hectares de terra na mina de Moatize, minimizando a emissão de poeiras sobre as áreas habitadas à volta das zonas de exploração.

Esta iniciativa permitiu ainda a reposição de espécies florestais no âmbito da manutenção da diversidade da flora e reposição de fonte de alimentação faunística e sustento das populações circunvizinhas que muito dependem da flora.

As preocupações ambientais da mineradora passam, ainda, pela promoção de iniciativas contínuas junto das comunidades da sua área de acção. Entre os meses de Janeiro e Dezembro do ano passado, a Vale doou cerca de 4500 espécies de mudas de árvores de fruto e de sombra em todos os bairros das comunidades do distrito de Moatize.

Os vários métodos de contenção de poeiras que a Vale utiliza incluem o uso de polímetros e sistemas aspersores em estruturas como britadores e vagões de transporte de minério na ferrovia. A empresa faz também a monitorização das condições meteorológicas, da qualidade do ar, do ruído, das vibrações e da qualidade das águas superficiais, subterrâneas e residuais.

A empresa aposta, ainda, na formação dos seus colaboradores em áreas como a gestão de resíduos sólidos, gestão de produtos químicos e atendimento a emergências ambientais. Promove, igualmente, a realização de campanhas de sensibilização ambiental. “Cuidar do nosso planeta” é um dos principais valores que norteiam a actuação da Vale Moçambique, trabalhando em prol da sustentabilidade nos territórios onde actua. Desta forma, a empresa aproxima-se, cada vez mais, das comunidades que a rodeiam, permitindo a contínua preservação do meio ambiente.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.