

CEO da Vodacom, Shameel Joosub
O CEO da Vodacom, Shameel Joosub, disse que a mensagem do seu principal accionista, a Vodafone, é clara: a Vodacom não está à venda. A Vodacom é detida maioritariamente pela Vodafone.
Notícias recentes da mídia especularam que a Vodafone estava a armar a Vodacom como uma empresa africana líder em comunicações móveis em preparação para uma aquisição.
Em Dezembro de 2022, a Bloomberg informou que o Emirates Telecommunications Group (Etisalat) está a estudar um potencial investimento na Vodacom.
A Etisalat está sediada em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, com operações em 16 países da Ásia, Oriente Médio e África.
De acordo com o relatório, a Etisalat quer aumentar a sua presença internacional, o que torna a Vodacom um alvo lógico.
A Etisalat está a analisar a viabilidade de comprar a totalidade ou apenas uma parte da participação maioritária da Vodafone na Vodacom.
A combinação de algumas das operações africanas da Etisalat com a Vodacom para criar um gigante continental de telecomunicações também está sendo considerada.
Em Maio de 2022, a Etisalat divulgou que gastou US$ 4,4 bilhões por uma participação de 9,8% na Vodafone. Anunciou em Dezembro de 2022 que tinha aumentado a sua participação para 11%.
No início deste mês, a Vodafone e a Etisalat anunciaram uma relação estratégica que aproxima os dois operadores em determinados aspectos dos seus negócios.
No âmbito desta relação estratégica, a Vodafone e a e& (Etisalat) celebraram um acordo de relacionamento que estabelece como accionista fundamental da Vodafone.
Isso provocou novas especulações de que a Etisalat está pronta para adquirir uma participação maioritária na Vodacom para criar uma potência de telecomunicações e dinheiro móvel de mercado emergente.
No entanto, a Joosub disse aos analistas na sua apresentação de resultados anuais na segunda-feira que a Vodafone continua comprometida com a Vodacom e não quer vender a empresa.
“Tivemos recentemente uma visita de toda a direcção da Vodafone e a mensagem foi muito clara: a Vodacom não está à venda”, disse Joosub.
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Dólar Fraco Impulsiona Arranque Forte De 2026 Nos Mercados Emergentes
2 de Fevereiro, 2026
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














