
XIX CASP: Reformar para investir é também tarefa do sector privado através da mudança do paradigma – Silvino Moreno
- Investimentos e Negócios em Ambiente das Medidas de Aceleração Económica: Desafios e Oportunidades é o tema escolhido para a XIX Conferência Anual do Sector Privado – CASP, cujo lançamento, esta sexta-feira (02/02), foi dirigido pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.
Ao longo dos próximos 4 meses, um rol de actividades serão realizadas pela CTA, visando a preparação da XIX edição da CASP a ter lugar nos dias 16 e 17 de Maio. Das actividades elencadas, consta a realização de vários encontros com os Conselhos Empresariais Provinciais – CEP, sob liderança dos governadores, visando para a avaliação dos dois anos de implementação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica – PAE, reunião com os ministros sectoriais para aproximar ideias.
A XIX edição da CASP conta com parceiros como Portugal, Japão e Brasil. O Embaixador da República Federativa do Brasil, Ademar da Cruz Júnior, intervindo na cerimónia de lançamento do evento, disse que o seu país sempre teve uma presença notável nas economias africanas, mas durante por nove anos esteve “fora do jogo” no que ao investimento externo diz respeito e, neste momento está se reerguendo e o Brasil, atendendo ao apelo do ministro da indústria ao corpo diplomático e ciente do seu compromisso com o desenvolvimento de Moçambique, tem mobilizado empresários brasileiros para transformar Moçambique.
Por outro lado, enalteceu a diplomacia económica de Moçambique, sendo um dos poucos países de África que depois de passar pelos efeitos dos eventos adversos da natureza e guerras consegue conduzir a sua economia.
O diplomata brasileiro renovou o compromisso do seu país com o desenvolvimento de África e, em particular Moçambique, e disse que uma equipa de empresários brasileiros vai visitar brevemente a pérola do indico, assim como está em curso o estabelecimento de mobilidade dos conselhos empresariais dos dois países lusófonos.
Em Moçambique o Brasil tem interesses em infra-estruturas, recursos humanos, agricultura, energias renováveis cadeia produtiva do gás natural e tecnologias.
O presidente da Confederação das Associações Económicas – CTA, Agostinho Vuma, disse que o lema da CASP deste ano é expressivo das maiores aspirações do nosso sector privado na afirmação do seu papel e contributo para o sucesso da implementação do Pacote de Aceleração Económica em vigor, como o maior ganho na caminhada pela melhoria do ambiente de negócios na história do nosso movimento associativo e do Diálogo Público Privado.
“A CASP vai servir para uma reflexão profunda sobre os desafios que ainda existem no ambiente de negócios e a forma estratégica como o sector privado pode participar no PAE”. Disse Vuma.
Vuma acrescentou não haver dúvidas de que o PAE é o mais impactante pacote de reformas implementado pelo Governo de Moçambique, resultante do modelo de diálogo público-privado instituído há cerca de 30 anos no país
Ao Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, coube a tarefa de lançar oficialmente a XIX edição da CASP.
Moreno também partilhou que o evento deve simbolizar um momento de reflexão sobre os ganhos alcançados ao longo dos anos e dos desafios ainda persistentes.
“O Governo vai continuar a dar prioridade ao modelo de diálogo público-privado” para permitir um melhor ambiente de negócios a bem dos moçambicanos, disse Moreno, tendo acrescentado que o PAE e o Plano de Acção para Melhoria do Ambiente de negócios – PAMAN. são exemplos de proximidade do Governo com o sector privado. Aliás, o PAMAN é um pacote que o Governo pretende renovar.
A tarefa de reformar para investir não é do Governo. Afirma Moreno, “A tarefa de reformar para investir é também do sector privado, através da mudança do paradigma”.
A XIX edição da CASP contará com 400 participantes, US$ 1.7 mil milhões em carteira de projectos, mais de 100 stands de exposição, mais de 10 países convidados. Haverá o diálogo com o Governo sobre as Micro Pequenas e Médias Empresas e, pela primeira vez em Moçambique será realizada uma feira imobiliária.
A XVIII CASP realizou-se em 2023 sob o lema: Transformação, sustentabilidade e inovação para a competitividade industrial.
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














