Zimbabwe em conversações com a China para financiamento de US$ 533 milhões destinados a renovação da empresa ferroviária estatal

0
597
  • NRZ e China Rail assinam Memorando de Entendimento sobre o âmbito dos trabalhos necessários para a renovação
  • Estudo para avaliar as necessidades dos caminhos-de-ferro estatais, afirma o Ministro das Finanças

 

O Zimbabwe está em negociações com o China Railway Group Ltd. para ajudar a modernizar os Caminhos-de-Ferro Nacionais do Zimbabwe, propriedade do Estado.

“Acreditamos que podemos utilizar os seus conhecimentos e a sua capacidade financeira para melhorar a NRZ”, afirmou o Ministro das Finanças, Mthuli Ncube, numa entrevista concedida no fim-de-semana. “Necessita de uma actualização do material fixo, bem como do material circulante e da sinalização”. O Zimbabwe ficou para trás em relação à melhoria dos caminhos-de-ferro dos países vizinhos, incluindo Moçambique e Zâmbia, e quer recuperar o atraso, disse ele.

Ministro das Finanças do Zimbabwe, Mthuli Ncube

A NRZ e a China Railway assinaram um memorando de entendimento para começar a estudar o projecto e está previsto um relatório de viabilidade até ao final de Junho. “Esperamos que o acordo entre a NRZ e a China Rail seja anunciado no próximo Fórum China-África, a realizar por volta de agosto e Setembro”, afirmou Ncube.

A China Rail já tem uma grande presença na região. Na década de 1970, construiu a linha ferroviária de 1.860 quilómetros (1.156 milhas) que liga o coração de cobre da Zâmbia ao porto de Dar es Salaam, no Oceano Índico, na vizinha Tanzânia. Mais recentemente, construiu o caminho-de-ferro Addis Ababa-Djibouti na Etiópia, de acordo com informações no seu sítio Web.

Os Caminhos-de-Ferro do Zimbabwe estimam que precisam de cerca de 533 milhões de dólares para a renovação geral, mesmo com a diminuição do volume de carga. A NRZ transporta cerca de 3 milhões de toneladas por ano, em comparação com os volumes máximos de 5 milhões, disse o porta-voz Andrew Kunambura.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.