
Zimbabwe em conversações com a China para financiamento de US$ 533 milhões destinados a renovação da empresa ferroviária estatal
- NRZ e China Rail assinam Memorando de Entendimento sobre o âmbito dos trabalhos necessários para a renovação
- Estudo para avaliar as necessidades dos caminhos-de-ferro estatais, afirma o Ministro das Finanças
O Zimbabwe está em negociações com o China Railway Group Ltd. para ajudar a modernizar os Caminhos-de-Ferro Nacionais do Zimbabwe, propriedade do Estado.
“Acreditamos que podemos utilizar os seus conhecimentos e a sua capacidade financeira para melhorar a NRZ”, afirmou o Ministro das Finanças, Mthuli Ncube, numa entrevista concedida no fim-de-semana. “Necessita de uma actualização do material fixo, bem como do material circulante e da sinalização”. O Zimbabwe ficou para trás em relação à melhoria dos caminhos-de-ferro dos países vizinhos, incluindo Moçambique e Zâmbia, e quer recuperar o atraso, disse ele.
A NRZ e a China Railway assinaram um memorando de entendimento para começar a estudar o projecto e está previsto um relatório de viabilidade até ao final de Junho. “Esperamos que o acordo entre a NRZ e a China Rail seja anunciado no próximo Fórum China-África, a realizar por volta de agosto e Setembro”, afirmou Ncube.
A China Rail já tem uma grande presença na região. Na década de 1970, construiu a linha ferroviária de 1.860 quilómetros (1.156 milhas) que liga o coração de cobre da Zâmbia ao porto de Dar es Salaam, no Oceano Índico, na vizinha Tanzânia. Mais recentemente, construiu o caminho-de-ferro Addis Ababa-Djibouti na Etiópia, de acordo com informações no seu sítio Web.
Os Caminhos-de-Ferro do Zimbabwe estimam que precisam de cerca de 533 milhões de dólares para a renovação geral, mesmo com a diminuição do volume de carga. A NRZ transporta cerca de 3 milhões de toneladas por ano, em comparação com os volumes máximos de 5 milhões, disse o porta-voz Andrew Kunambura.
BOTSUANA PRETENDE ADQUIRIR PARTICIPAÇÃO MAIORITÁRIA NA DE BEERS
11 de Novembro, 2025África do Sul Defende Financiamento Mais Justo Para a Transição Energética
10 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
Criação do Fundo Soberano entra na fase decisiva
6 de Outubro, 2022 -
Tempus lança 2ª Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão do Capital Humano
27 de Setembro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















