Uma nova pesquisa da Argus mostrou, na sexta-feira, 09.12, que a produção da OPEP+ caiu para 38,29 milhões de bpd no mês passado – 1,81 milhões de barris por dia abaixo da sua quota reduzida.

Os 19 membros da OPEP+ sujeitos à quota produziram 310.000 bpd menos barris em Novembro, em comparação com o mês anterior. Mas isso é ainda 1,81 milhões de barris por dia a menos da sua quota para Novembro. A quota de Novembro foi uma redução de 2 milhões de barris por dia fora dos níveis de Outubro, embora na altura se tenha entendido que o grupo poderia não ser capaz de atingir sequer essa meta reduzida.

Os membros não-OPEP do grupo OPEP+ apresentaram um melhor desempenho do que os membros tradicionais da OPEP, aumentando a produção combinada em 460.000 bpd-uma altura de oito meses, de acordo com Argus. A maioria destes aumentos veio do Cazaquistão, que viu aumentar a produção de 330.000 bpd, e da Rússia, que viu aumentar a produção de 190.000 bpd após o reinício do Sakhalin 1.

A produção de crude da OPEP diminuiu 770.000 bpd para Novembro, um mínimo de seis meses. As quedas de produção foram lideradas pela Arábia Saudita, que viu a sua produção reduzida em 440.000 bpd.

Os maiores atrasados, com volumes de produção abaixo da meta,  entre o grupo mais vasto da OPEP+ são agora, segundo Argus, a Rússia, produzindo – 670.000 bpd a Nigéria, -530.000 bpd, Angola, -350.000 bpd , e a Malásia, -170.000 bpd.

Os membros do grupo que cumpriram ou excederam o seu objectivo de produção são Omã, Cazaquistão, Bahrain, Iraque, Kuwait, EAU, Argélia, e Gabão.

Os preços do petróleo bruto caíram substancialmente esta semana, levando alguns a prever que o grupo OPEP+ poderia reduzir a produção de petróleo para sustentar os preços do petróleo bruto.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.