Banco de Moçambique autoriza constituição de Sociedade Gestora de Fundos de Investimentos

0
1159

A Business Financial Solutions (Pty) Ltd (“BFS”), uma sociedade multidisciplinar de consultoria e gestão de fundos de investimentos sediada na Namíbia, foi autorizada, a 19 de Junho de 2023, pelo Banco de Moçambique a se constituir em Sociedade Gestora de Fundos de Investimentos, S.A..

A BFS, classifica o acto como “notável” e “um momento importante para o fortalecimento do sector financeiro moçambicano”.

A autorização surge na sequência de uma avaliação realizada pela BFS, apoiada pela Financial Sector Deepening Moçambique (“FSDMoç”) e pela CTA, que identificaram haver necessidade de existência de um fundo de capital de risco registado e gerido localmente em Moçambique. Até à conclusão da avaliação, não existiam em Moçambique, sociedades gestoras de fundos de investimentos, fundos de capital de risco ou outros veículos de investimentos financeiros alternativos estruturados e localmente registados. As poucas transacções de capital privado efectuadas directamente nas empresas eram, em grande medida, provenientes de fundos não-domiciliados no nosso País.

Igualmente, estudos prévios realizados pela FSDMoç e pelos seus parceiros, indicaram que as linhas de crédito financiadas pelos doadores, geridas pelos bancos comerciais moçambicanos e destinadas às PME’’s, não estavam a ter o desempenho esperado.

A fim de sustentar e apoiar ainda mais os ganhos em termos de inclusão financeira em Moçambique, o trabalho conjunto culminou com a elaboração de planos de negócios para lançar, no mercado, uma sociedade gestora de fundos de investimentos e um fundo de capital de risco localmente registados.

Assim, o objectivo da sociedade gestora de fundos de investimentos é o de dar início às actividades de intermediação financeira com enfoque na gestão de financiamentos alternativos para as PMEs no mercado moçambicano. Especificamente, a sociedade gestora de fundos de investimentos procurará satisfazer a necessidade de financiamento e que actualmente condiciona o crescimento económico das pequenas e médias empresas, melhorando assim a oferta de valor ao sector.

A consumação da BFS como Sociedade Gestora de Fundos de Investimentos, S.A, é vista como viabilizadora, de um fundo de capital privado destinado às PMEs – o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (“FADE”).

“Orgulhamo-nos de estar entre os primeiros a iniciar e criar a capacidade local de gestão de fundos de investimentos para o financiamento alternativo de capital de risco no país.”, diz a BFS em comunicado.

O.Económica sabe que a BFS Gestora de Fundos, S.A irá oferecer serviços financeiros e não-financeiros holísticos que estão voltados para a melhoria do ambiente de crescimento das pequenas empresas. Espera-se que as soluções de negócios e gestão financeira oferecidas pela BFS Gestora de Fundos, S.A. sejam catalisadoras para influenciar as políticas do sector das PMEs, bem como para orientar as empresas nas diferentes fases do seu ciclo de vida.

“Reconhecendo os desafios que as pequenas e médias empresas enfrentam no acesso ao financiamento produtivo, a estratégia da BFS Sociedade Gestora de Fundos de Investimentos, S.A. consistirá em lançar uma variedade de instrumentos financeiros para mitigar essa lacuna de financiamento”, afirma a BFS.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.