Shoprite supera período difícil, lucros ultrapassaram R45 bilhões

0
724

Os negócios da Shoprite geraram receitas de R45 bilhões no último exercício financeiro, quase um quarto de toda a receita da empresa, de R215 bilhões. 

A informação foi revelada pelo CEO da Shoprite, Pieter Engelbrecht, em entrevista à SABC após apresentar os resultados da empresa no último exercício financeiro. 

As vendas do grupo aumentaram 16,9%, para R215,0 bilhões, enquanto as vendas de mercadorias locais aumentaram 17,8%, para R173,6 bilhões.

Isto fez com que os lucros da empresa aumentassem significativamente, já que o lucro por acção principal aumentou 9,6% e o lucro básico por ação aumentou 10%. O EBITDA aumentou 13,0% para R18,8 bilhões.

O lucro comercial da retalhista aumentou 5,7%, de R11,28 bilhões em 2022 para R11,92 bilhões.

Engelbrecht classificou o feito como “um desempenho incrível da equipe Shoprite, com pessoas comuns entregando o extraordinário”.

“Em condições em que definitivamente não houve ventos favoráveis ​​do ponto de vista macroeconómico, este desempenho é ainda melhor.”

Uma parte fundamental deste desempenho foi o negócio de marcas próprias da empresa, que cresceu mais rapidamente do que o resto da empresa. 

Um produto de marca própria é aquele que um retalhista produz por terceiros, mas vende sob sua própria marca. O retalhista controla tudo sobre o produto ou produtos, incluindo as especificações do produto, como ele é embalado e tudo mais. 

Os produtos de marca própria são então entregues ao varejista para venda. Para os Engelbrecht disse que a Shoprite viu a participação de seus produtos de marca própria aumentar de 13% para 21% em menos de cinco anos. 

Isso significa que o negócio de marca própria gerou receitas no valor de R$ 45 bilhões para a empresa. 

Além disso, o negócio de marca própria da Shoprite está a crescer quase 20%, enquanto os supermercados sul-africanos da empresa como um todo registaram um crescimento de receitas de 17,8%. 

Engelbrecht disse que está claro que os clientes estão a comprar mais produtos de marca própria, pois procuram valor no difícil ambiente económico. 

Acrescentou que a empresa viu um aumento substancial na participação de itens promocionais nas cestas dos clientes. 

O programa de fidelidade Xtra Savings da Shoprite também desempenhou o seu papel, com os clientes gastando R26 bilhões a mais em comparação com o ano anterior, mas economizando mais de R13,5 bilhões.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.