
Sudoeste Asiático deverá impulsionar a procura de gás natural
- Os países do Sudeste Asiático deverão tornar-se os principais motores da procura do mercado de GNL nos próximos anos, prevêem os observadores do sector.
- O comércio mundial de gás natural liquefeito atingiu um recorde em 2022, impulsionado em grande parte por um aumento da procura da Europa, à medida que a região deixa de depender dos gasodutos russos após a invasão da Ucrânia por Moscovo
- “É aqui que, na minha opinião, vai estar toda a acção: O Sudeste Asiático, particularmente o Vietname, a Tailândia e a Indonésia”, disse Tony Regan, da NexantECA.
Os países do Sudeste Asiático deverão ser os principais impulsionadores da procura no mercado de GNL até 2030, segundo os observadores do sector.
O comércio mundial de gás natural liquefeito atingiu um recorde em 2022, impulsionado em grande parte por um aumento da procura da Europa, à medida que a região deixa de depender dos gasodutos russos após a invasão da Ucrânia por Moscovo. No entanto, espera-se que a procura europeia de GNL diminua dentro de alguns anos.
Tony Regan, responsável pelo gás na Ásia-Pacífico da NexantECA, uma empresa de consultoria no domínio da energia e da refinação, prevê que a procura de GNL por parte da Europa atinja o seu pico em 2027, antes de diminuir em 2030.
“Penso que é aqui que vai estar toda a acção: O Sudeste Asiático, em especial o Vietname, a Tailândia e a Indonésia”, afirmou Regan.
O Vietname é um ponto brilhante para o mercado de GNL, disse Regan, prevendo um forte crescimento da procura do país nos próximos anos, em grande parte devido ao Plano de Desenvolvimento de Energia 8 do governo. O plano estipula que todas as centrais de carvão devem ser convertidas em combustíveis alternativos ou retiradas até 2050.
“O crescimento muito forte da procura nos próximos anos deve-se ao facto de 13 das novas centrais eléctricas propostas no plano serem alimentadas a GNL e outras 10 também a gás. Isso vai criar uma forte pressão sobre a energia do Vietname”, disse Regan.
“Até 2033, prevê-se que a procura de GNL no Sudeste Asiático seja de 73 milhões de toneladas por ano, representando 12% do mercado mundial de GNL. Isto representa quase uma quadruplicação da procura em relação a 2022”, disse Zhi Xin Chong – Director da S&O Global para os Mercados de Gás e GNL da Ásia Emergente
O Vietname há muito que é considerado um mercado importante para o crescimento do GNL devido ao seu “forte crescimento económico e populacional”, afirmou o Centro de Política Energética Global da Universidade de Columbia. Prevê-se que esse crescimento impulsione a procura de energia.
Prevê-se que o PIB do Vietname aumente de 327 mil milhões de dólares em 2022 para 760 mil milhões de dólares em 2030, segundo estimativas da S&P Global.
Prevê-se que o mercado global de GNL cresça de 74,60 mil milhões de dólares em 2023 para 103,41 mil milhões de dólares em 2028, de acordo com as previsões da empresa de análise e consultoria Mordor Intelligence.
A Shell, gigante da energia, afirmou que registou um “crescimento tremendo” no mercado de GNL nos últimos dois meses e destacou três países que serão os principais impulsionadores, dois dos quais são do Sudeste Asiático.
“Fornecemos três novos países, Alemanha, Vietname e Filipinas, e todos eles são mercados potenciais de GNL muito significativos”, disse o vice-presidente executivo da Shell Energy, Steve Hill, na recente conferência Gastech realizada em Singapura.
“Estes mercados quebraram o desafio de implementar as importações de GNL e agora há um grande potencial de crescimento”, disse Hill, destacando que estes países receberam recentemente as suas primeiras cargas, cimentando mais progressos em direcção às suas ambições do GNL.
Da mesma forma, a S&P Global partilha o optimismo de que o Sudeste Asiático está preparado para ser um mercado privilegiado para o gás natural GNL.
“Até 2033, prevê-se que a procura de GNL no Sudeste Asiático seja de 73 milhões de toneladas por ano, representando 12% do mercado global de GNL”, afirmou Zhi Xin Chong, responsável da S&P Global pelos mercados de gás e GNL da Ásia Emergente. De acordo com os dados fornecidos pela empresa de análise, isso marcará uma quase quadruplicação da procura em comparação com 2022.
O declínio contínuo da oferta interna de gás, juntamente com a mudança do carvão para o gás no sector da energia, serão os principais motores da história do crescimento, disse Chong à CNBC.
“Os maiores mercados serão provavelmente a Tailândia, a Malásia, a Indonésia e Singapura, uma vez que estes mercados já importam GNL há vários anos”, afirmou.
No entanto, ele advertiu que a demanda por esses mercados ainda é frágil e depende de preços estáveis.
“É crucial que os preços do GNL permaneçam estáveis e que haja financiamento global para financiar as infra-estruturas necessárias”, disse Chong.
Governo Suspende Todas as Licenças Minerais em Manica
1 de Outubro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Oxford Economics Revê Crescimento De Moçambique Em Baixa Para 1,8%
9 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023