
Aumenta confiança empresarial do sector do comércio
Os Indicadores de Confiança de Clima Económico, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que no terceiro trimestre de 2019, o indicador de confiança do sector do comércio (que abrange o comércio por grosso e a retalho, manutenção e reparação de veículos automóveis) avolumou-se ao registar um aumento ligeiro o que ocorre após um abrandamento nos dois trimestres anteriores.
Contudo, cerca de 26% das empresas do sector do comércio enfrentou alguma dificuldade no desempenho da actividade no terceiro trimestre de 2019, o que representou um aumento de 1% de empresas do sector em mau ambiente de negócios, facto contrário com a linha do indicador síntese do sector que também aumentou.
Os principais factores que afectaram o desempenho do sector foram a baixa procura (29%), a concorrência (24%), a falta de acesso ao crédito (19%) e os outros factores não especificados (19%).
Outrossim, em média, 29% das empresas inquiridas enfrentaram algum obstáculo no terceiro trimestre do ano em curso, o que é uma redução de 4% de empresas com limitação de actividade face ao trimestre anterior, contrariando assim o indicador de confiança que também diminuiu.
Essa situação foi influenciada, principalmente, pelos sectores de serviços de transportes, alojamento e restauração e da construção que diminuíram a proporção de empresas afectadas por algum obstáculo no desempenho normal das suas actividades no período de referência.
Veja a seguir a peça completa:


















