África ocidental esta sem internet desde quinta-feira, situação poderá durar semanas

1
798
  • Será enviado um navio de reparação para restaurar os cabos submarinos
  • Quatro cabos oceânicos ao largo da costa ocidental de África foram cortados na quinta-feira

A interrupção dos serviços de Internet para milhões de utilizadores em África poderá levar semanas ou mesmo meses a ser reparada, na sequência de danos nos cabos submarinos ao largo da costa ocidental do continente.

Oito países da África Ocidental sofreram um segundo dia de grandes problemas de conectividade na sexta-feira, 15/03, com utilizadores da África do Sul também afectados, após danos em quatro cabos submarinos. A causa do corte dos cabos ainda não era conhecida, embora um deslocamento do fundo do mar estivesse entre as possibilidades prováveis.

“As reparações podem demorar semanas a meses, dependendo da localização dos danos, do que precisa de ser reparado e das condições meteorológicas locais”, disse um porta-voz da empresa de análise da Internet Cloudflare. “A atribuição de navios de reparação depende de uma série de factores, incluindo a propriedade dos cabos afectados.”

O West Africa Cable System, o MainOne, o South Atlantic 3 e os cabos marítimos ACE – artérias para dados de telecomunicações – foram todos afectados na quinta e sexta-feira. O MTN Group Ltd. – um dos maiores operadores de comunicações sem fios em África – afirmou que o ACE e o WACS iniciaram conjuntamente o processo de reparação e que iriam enviar um navio para reparar os cabos danificados.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.