
Banco de Moçambique escala o tom sobre o endividamento público
O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, afirmou que o alto endividamento do Governo limita à capacidade operacional do regulador na implementação de políticas económicas eficazes no País.
“Temos um governo que está fortemente endividado, o sector público está fortemente endividado. Isso complica a nossa vida. Mas não paramos por aí. Quando olhamos para qualquer sector corporativo que temos, também tem alguma vulnerabilidade interna”, explicou
Zandamela fez estes pronunciamentos quando interveio na conferência de Alto Nível em Ruanda, intitulada “The envolving role of Central Banks”, no âmbito dos 60 anos do Banco Nacional ruandês
Segundo dados do Ministério da Economia e Finanças, a dívida acumulada pelo Estado moçambicano cresceu 5,2% em 2023, atingindo 15.217,7 milhões de dólares, 73% do Produto Interno Bruto (PIB).
Em 31 de Dezembro de 2023, a dívida total contraída externamente ascendia a mais de 10.306 milhões de dólares, um aumento de 2,4% no espaço de um ano, enquanto a dívida interna, através de emissão de Bilhetes e Títulos do Tesouro, bem como de empréstimos do banco central, cresceu 11,5%, para 4.911,3 milhões de dólares.
Na mesma abordagem, Rogério Zandamela avançou que os riscos cibernéticos tendem a ficar mais complexos, num contexto em que o País tem desafios na regulamentação e identificação dos casos.
“Também temos problemas de riscos cibernéticos, que estão a ficar mais complexos. Vemos isso do ponto de vista do Banco Central. Monitoramos diariamente e em tempo real, onde os riscos cibernéticos estão centrados no Banco Central. Vemos o que acontece com as instituições financeiras”
Não obstante, o governador fez saber que a dependência de Moçambique da ajuda externa para fazer face aos eventos climáticos extremos que afectam regularmente Moçambique é exacerbada.
“Sempre que um país como o nosso enfrenta eventos extremos de mudança climática, dependemos do apoio externo. E isso não é positivo. Esta situação reflecte-se no que foi discutido esta manhã, sobre a necessidade de estender a mão e pedir ajuda”, acrescentou.
Entretanto, perante estes desafios, disse o Governador, o Banco de Moçambique tem adoptado medidas para aliviar a pressão sobre o sistema financeiro, procurando mitigar os impactos negativos do elevado endividamento e das vulnerabilidades económicas internas.
Inflação Sobe 0,34% Em Outubro E Atinge 4,91% Em Termos Anuais
13 de Novembro, 2025Após três trimestres de queda, Governo prevê sinais de recuperação económica
12 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
EMOSE vai pagar mais de MT 76,4 milhões em dividendos de 2021
24 de Julho, 2023 -
TMCEL vai ser privatizada
10 de Maio, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Aquacultura Deve Tornar-se Fonte de Proteína Mais Acessível para Moçambique
24 de Novembro, 2025 -
CTA Alerta Para Potencial Inexplorado no Comércio Entre Moçambique e Zimbabwe
24 de Novembro, 2025
Mais Vistos
-
CTA Alerta Para Potencial Inexplorado no Comércio Entre Moçambique e Zimbabwe
24 de Novembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Aquacultura Deve Tornar-se Fonte de Proteína Mais Acessível para Moçambique
24 de Novembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















