
BAD investe em projecto ambicioso de energia solar em Moçambique
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou o desembolso de 2,5 milhões de dólares para a construção de uma central solar flutuante na albufeira de Chicamba, província de Manica. O projecto, liderado pela Electricidade de Moçambique (EDM), visa adicionar 100 megawatts (MW) de capacidade à rede eléctrica nacional, juntamente com um sistema de armazenamento de energia.
A barragem de Chicamba, no distrito de Sussundenga, será o local o empreendimento inovador. O Estudo de Impacto Ambiental está em consulta pública até Agosto, para permitir a participação da sociedade no processo de desenvolvimento.
Moçambique conta actualmente com projectos solares que totalizam 125 MW, dos quais 80 MW já estão ligados à rede. A produção de electricidade em parques solares cresceu quase 14% no primeiro trimestre deste ano, mas ainda representa menos de 0,5% da produção total do país.
O governo moçambicano tem planos para construir centrais solares em pelo menos cinco locais até 2030, com a meta de adicionar 1000 MW de capacidade eléctrica à rede nacional. Esta iniciativa é parte da Estratégia de Transição Energética (ETS), que prevê investimentos de 80 bilhões de dólares até 2050, com o objetivo de alcançar uma capacidade instalada de 7,5 GW de energia solar fotovoltaica e até 2,5 GW de energia eólica.
Para o Governo, o projecto ambicioso demonstra o compromisso de Moçambique em diversificar sua matriz energética e avançar para uma economia mais sustentável, apesar dos desafios económicos e estruturais que o País enfrenta.
O Governo advoga que a participação activa da sociedade e o investimento contínuo em energia renovável são cruciais para alcançar essas metas e garantir um futuro energético sustentável para o país.
Programa “Energia para Todos” avança com novo impulso rumo à meta de 2030
12 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
Exportação de feijão-bóer superou metas, apesar do “clima tenso” entre exportadores
5 de Fevereiro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023















