
Moztex disponível a liderar a revitalização indústria têxtil em Moçambique
A empresa Moztex (ex-Texlom), uma unidade industrial pertencente à Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, pretende robustecer a indústria têxtil em Moçambique, um sector em que o País já foi o “gigante” na África austral.
“Foi-nos feito um apelo, a nível do Estado, para que o Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico pudesse replicar a experiência que temos neste sector no Quénia, em Moçambique (…) Este é um projecto de investimento a longo prazo”, explicou Rui Carimo, adjunto do representante diplomático da Rede Aga Khan, em entrevista à Lusa.
Rui Carimo, avançou ainda que já passam-se 15 anos desde o arranque das operações da MozTex, uma fábrica reconstruída sob as ruínas da antiga TEXLOM, que era a maior empresa da indústria têxtil em Moçambique e uma das referências na área na África austral, localizada na Matola
Segundo Carimo originalmente, o empreendimento era dedicado à produção de tecidos para o mercado interno e para o ex-bloco socialista da Europa do Leste, com o qual Moçambique mantinha relações estreitas desde a luta de libertação, a TEXLOM colapsou e, por quase 10 anos, as infra-estruturas degradaram-se.
“O primeiro investimento que teve que ser feito para criação da MozTex foi ao nível da reabilitação das infra-estruturas. Nos primeiros 12 anos, a fábrica deu-nos resultados negativos”, sublinhou
No total, a Rede Aga Khan investiu mais de seis milhões de dólares (5,4 milhões de euros) para remontar a fábrica, mas o principal desafio esteve sempre ligado à mão de obra, que tinha de ser formada.
Actualmente, a empresa conta com uma massa laboral de 1.300 funcionários e produz anualmente 5,8 milhões de peças de roupas, exportadas sobretudo para a África do Sul.
“A nossa produção tem vindo a ser, de ano para ano, alavancada. De 2022 para 2023, por exemplo, produzimos, em acréscimo, mais 1,5 milhões de peças, totalizando as 5,8 milhões de peças, todas exportadas para a África do Sul”, concluiu
Investidores Estrangeiros Perspectivam Produzir Fármacos em Moçambique
30 de Agosto, 2025
Mais notícias
-
INP vai auditar Conteúdo Local nos projectos de petróleo e gás
2 de Outubro, 2023 -
Últimas crises terão custado as empresas US$1,6 mil milhões
10 de Outubro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















