O Banco de Moçambique anunciou hoje a nomeação de Osvaldo Benedito Chiluvane como inspetor residente no Absa Bank Moçambique, SA, com o objectivo de reforçar a monitoria e supervisão desta instituição bancária. A decisão reflete um esforço contínuo para garantir a estabilidade e a transparência no sector financeiro do país.

Em comunicado, o Banco de Moçambique, refere que inspector residente desempenhará um papel central na supervisão das operações do banco. Entre as suas responsabilidades incluem-se, a monitoria o modelo de negócio e a estratégia do banco, a análise e acompanhamento dos desenvolvimentos no sistema de controlo interno e ainda participar em reuniões dos órgãos colegiais do banco, contribuindo para uma melhor coordenação e supervisão.

De acordo com o comunicado, a nomeação tem efeito imediato e integra o quadro de acções estratégicas do Banco de Moçambique para fortalecer a confiança no sistema bancário e financeiro.

Apesar da acção de supervisão intensificada, o Banco de Moçambique assegurou que o Absa Bank Moçambique continua a ser uma instituição sólida e estável. No comunicado reforça a confiança no banco, ao mesmo tempo que garante que a supervisão adicional é uma medida preventiva e não reactiva a quaisquer problemas de solvência ou liquidez.

A relevância de um inspector residente

A nomeação de um inspector residente reflecte a abordagem proactiva do Banco de Moçambique no fortalecimento do sistema financeiro. Este tipo de supervisão permite uma avaliação contínua e detalhada das operações internas, assegurando que as instituições financeiras cumprem os requisitos regulatórios e operam de forma transparente e responsável.

Outrossim, a presença de inspectores residentes em instituições bancárias tem sido amplamente adoptada em sistemas financeiros globais como uma medida para prevenir riscos sistémicos e promover práticas de gestão adequadas, garantindo a protecção dos clientes e investidores.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.