Projecto de produção de energia eléctrica a partir da luz solar, da Ncondezi Energy, pode avançar já em 2024

0
982

Estudos confirmam existência de fonte solar satisfatória e excelente localização

O projecto de produção de energia solar enquadra-se na concessão mineira de Ncondezi, que abrange mais de 25 mil hectares nos distritos de Chiúta e Moatize na Proivíncia de Tete.

O Projecto de energia solar da empresa Ncondezi Energy apresenta resultados considerados “muito positivos”, abrindo caminho para que esteja instalado pelo menos até 2024, conforme anunciaram fontes da empresa, citando as conclusões dos estudos preliminares efectuados.

Os estudos confirmaram a existência de luz solar suficiente, ou seja, uma fonte solar de 1980 KWh/kWp, disse o director executivo da Ncondezi Energy, Hanno Pengilly, que se referiu ainda que os mesmos estudos confirmaram  “a excelente localização  do projecto de geração de energia solar”.

Com o estudo de viabilidade agora concluído o projecto deverá avançar para a finalização do seu modelo financeiro que, entre outras coisas, deverá confirmar a oferta tarifária para potenciais parceiros.

Hanno Pengilly, disse ainda sobre este último aspecto que a Ncondezi Energy encontra-se em contactos com diversos potenciais parceiros, encontros nos quais tem reiterado a capacidade da empresa, do projecto de energia solar, de disponibilizar uma solução energética atractiva na base de tarifas competitivas.

O projecto de energia solar da Ncondezi, conta ligar-se a Rede Eléctrica Nacional (REN) e as companhias nacionais de electricidade da África Austral, SAPP (Southern Africa Power Pool).

“Estamos focados no fornecimento de energia fiável e acessível para satisfazer a crescente procura e colmatação de lacunas  infraestruturais da região ”, disse Pengilly para enfatizar a prontidão do projecto.

Não foram nesta altura revelados dados actualizados dos investimentos financeiros estimados para o projecto, mas sabe-se que o projecto de energia solar virá juntar-se ao outro projecto de produção de energia a base de carvão com capacidade de 300 megawatts. Já o projecto de energia solar prevê a produção de 600MWh de energia por ano e tem um acordo de 15 anos de exploração e receitas contratadas de mais de 3,1 milhões de libras ao longo da vida do projecto.

A Ncondezi tem a Africa Finance Corporation (19,48 por cento) e a empresa polaca Polenergia (10,31 por cento) entre os accionistas de referência, sendo os parceiros estratégicos do projecto a o grupo estatal chinês China Machinery Engineering Corporation (CMEC) e a norte-americana General Electric.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.