
AD Ports Group assina acordo de colaboração com a Africa Finance Corporation
- A nova parceria procurará colmatar as lacunas de infraestruturas em toda a África, incluindo portos integrados, armazéns, centros marítimos e logísticos
- O acordo fornece a base para as duas organizações unirem forças na identificação, financiamento, desenvolvimento e investimento em portos, armazéns, projetos de infraestruturas marítimas e logísticas tão necessários em toda a África
- Nos últimos 15 anos, a AFC investiu mais de 10 mil milhões de dólares em projectos de infraestrutura em 37 países da África.
O AD Ports Group (ADX: ADPORTS), o principal facilitador global do comércio, logística e indústria, assinou um acordo de colaboração com a Africa Finance Corporation (“AFC”), o principal fornecedor de soluções de infraestruturas em África, para colmatar as lacunas de infraestruturas em todo o continente.
O acordo fornece a base para as duas organizações unirem forças na identificação, financiamento, desenvolvimento e investimento em portos, armazéns, projetos de infraestruturas marítimas e logísticas tão necessários em toda a África. Ambas as partes levarão os seus conhecimentos técnicos e forte capacidade financeira e redes a uma série de iniciativas de desenvolvimento, centradas em oportunidades de brownfield e greenfield.
A AFC é uma instituição pan-africana multilateral de financiamento do desenvolvimento que colmata o défice de investimento em infraestruturas através da prestação de soluções de financiamento que abrangem todo o ciclo do projeto, bem como serviços técnicos e de consultoria. Nos últimos 15 anos, a AFC investiu mais de 10 mil milhões de dólares em projetos de infraestrutura em 37 países da África. A AFC desenvolveu e financiou a primeira zona industrial neutra em carbono em África, a Zona Económica Especial de Nkok, que fez do Gabão o maior exportador mundial de madeira folheada, gerando 1 mil milhões de dólares em receitas anuais de exportação e criando mais de 30 000 postos de trabalho. A abordagem está a ser replicada pela plataforma Arise no Benim e no Togo. Mais recentemente, a AFC, numa joint venture com Masdar e o BERD dos Emirados Árabes Unidos, adquiriu conjuntamente a Lekela Power, o maior produtor independente de energia renovável do continente, com planos de duplicar a capacidade de geração dentro de quatro anos.
O AD Ports Group tem experiência significativa na construção e operação de portos, zonas francas, centros logísticos e marítimos, e está atualmente ativo numa série de projetos de desenvolvimento em territórios tão diversos como Jordânia, Egito e Iraque.
O acordo de colaboração poderia fornecer apoio vital aos portos e instalações marítimas em África, que são frequentemente sobrecarregados pela crescente procura de bens importados e instalações de produção industrial orientadas para a exportação que requerem investimentos significativos para modernizar e aumentar a capacidade e aumentar a produtividade. De acordo com um relatório da União Africana (UA), a produção nos portos africanos atingirá 2 mil milhões de toneladas até 2040, um grande desafio quando o atual tempo médio de permanência – o tempo que a carga passa no porto – é de cerca de 20 dias em todo o continente, em comparação com a média global de quatro dias.

O Capitão Mohamed Juma Al Shamisi, Diretor Geral e CEO do Grupo, AD Ports Group, comentado sobre o acordo disse que pelo facto de algumas das economias de crescimento mais rápido do mundo estarem em África, cria necessidade de criação de uma nova geração de portos e instalações marítimas, apoiadas por tecnologia inteligente e infraestruturas de frete melhoradas. A situação representa uma oportunidade fundamental para apoiar as nações africanas nos seus esforços para desenvolver centros comerciais avançados que possam gerir o volume crescente de comércio marítimo e proporcionar uma excelente conectividade.
“Ao trabalhar com a AFC, procuraremos priorizar projetos que possam ter um impacto duradouro nas economias e comunidades das suas respetivas nações, em linha com a direção da nossa liderança sábia para apoiar o desenvolvimento progressivo.” Afirmou Mohamed Juma Al Shamisi
Por seu turno, Samaila Zubairu, Presidente e CEO da AFC, disse que o acordo de colaboração com o AD Ports Group, demonstra o entusiasmo contínuo dos Emirados Árabes Unidos em investir e implantar conhecimentos especializados em África.
“Combinando a experiência especializada da AFC e o excelente histórico de investimentos com a proficiência técnica do AD Ports Group, estou confiante de que a nossa colaboração produzirá o desenvolvimento de algumas das mais avançadas plataformas integradas de portos e logística em África e no mundo em geral. Estamos ansiosos por uma parceria contínua enquanto trabalhamos juntos para libertar o potencial económico de África e transformar vidas no continente.” Frisou Samaila Zubairu.
 
                			
                                        			













