A empresa pública de electricidade da África do Sul vai reduzir os cortes de energia no domingo, uma vez que os graves cortes ocorridos no início do fim-de-semana permitiram a “reposição” das reservas de emergência.
Os cortes de energia serão reduzidos à chamada fase 4 de redução de carga, entre as 12h00 locais de domingo e as 5h00 desta segunda-feira, 27 de Novembro, informou a Eskom numa declaração no X, anteriormente conhecido como Twitter.
A fase 3 de corte de carga terá então início e decorrerá até às 16 horas desta segunda-feira, 27 de Novembro, antes de a fase 4 ser retomada. Este padrão manter-se-á até quinta-feira, 30 de Novembro, informou a Eskom.
Durante o fim-de-semana, o país foi sujeito ao nível mais profundo de cortes de energia a nível nacional dos últimos meses, após a implementação da fase 6 de corte de carga, em que 6 000 megawatts foram cortados da rede.
Espera-se que cerca de 2 500 megawatts de capacidade de produção regressem ao serviço até terça-feira, 28 de Novembro, à noite, disse a Eskom.